Número de veículos encontrados remete a maior apreensão dos últimos anos em Canoinhas
Edinei Wassoaski
CANOINHAS
Ao investigar o furto de um veículo Palio, furtado no bairro Alto das Palmeiras, em Canoinhas, policiais da Agência de Inteligência da Polícia Militar e da equipe de Investigação da Polícia Civil desvendaram um dos maiores desmanches de carros já flagrados
A Polícia encontrou o Palio na garagem do apartamento de Robson Gregório, 27 anos, sócio de Diovane Brandel Meleck, 32 anos, na loja de peças de carro VR Auto Peças.
O Palio estava com placas de uma Parati. As placas originais foram encontradas dentro do veículo. No mesmo local, estava um Golf, placas de Santa Cecília-SC parcialmente desmontado.
A Polícia apreendeu ainda em uma loja que a dupla mantém no centro de Canoinhas, um veículo Gol, furtado em junho passado em Colombo-PR.
Um fiscal da Receita Federal que acompanhou a operação constatou ainda os crimes de sonegação de impostos e irregularidades em emissão de notas fiscais.
No sítio do pai de Diovane, na localidade de Salto d?Água Verde, foram apreendidos 15 carros desmanchados, todos com alienação fiduciária e restrição judicial. A maioria possui débitos com o Departamento Nacional de Trânsito (Detran) de mais de R$ 1,5 mil cada.
Na terça-feira,
No mesmo dia, os policiais foram até uma oficina mecânica que fica ao lado da antiga VR Auto Peças, em frente à Rodoviária de Canoinhas, onde apreenderam uma Saveiro clonada, furtada em janeiro passado em Curitiba-PR com as placas de uma outra Saveiro semelhante. O veículo também foi recolhido no pátio da Delegacia para os procedimentos legais e o dono da oficina, que também disse que guardava os veículos a pedido de Diovane e Gregório, foi intimado a depor na Delegacia.
A polícia alerta para que todos os que possuem veículos "guardados" a pedido dos proprietários da VR Auto Peças, entrem em contato com a Delegacia de Polícia ou Polícia Militar para que a origem dos veículos seja consultada.
A Polícia informa às pessoas que tiveram carros furtados, que aguardem serem chamados na Delegacia para reconhecimento, o que ocorrerá após os veículos serem periciados. Há um grande número de pessoas que têm procurado a Delegacia para buscar informações de seus veículos furtados ou sobre os que foram indevidamente apropriados e desmontados.
Técnicos estão periciando vários outros veículos e peças que estão com identificadores suprimidos, recortados ou raspados, encontrados no sítio. A Polícia acredita que pelo menos mais dois veículos furtados teriam sido desmanchados pelos suspeitos que revenderiam as peças em suas lojas. Para se ter uma idéia, um veículo Uno Fire prata, ano 2005, que estava parcialmente desmontado, está com todos os sinais identificadores raspados ou suprimidos.
Diovane e Robson foram detidos em flagrante delito pelos crimes de receptação de veículos furtados e por adulterar ou remarcar número de chassi ou qualquer sinal identificador de veículo automotor, de seu componente ou equipamento. As infrações podem render mais de quatro anos de detenção. Ainda poderão responder por crimes contra tributos e crime ambiental, o que ainda não foi confirmado pela Polícia que segue na investigação.
A dupla foi enviada ao Presídio Regional de Mafra no domingo, 10, onde está à disposição da Justiça. Na terça-feira, 12, o juiz substituto Reny Baptista Neto negou pedido de liberdade provisória impetrado pelo advogado dos dois.
FURTO DE VEÍCULOS EM QUEDA
Em 2007, cerca de 50 veículos foram furtados em Canoinhas e região, número que reduziu em quase 75% neste ano, informa a Polícia Civil. A resposta para a queda é dada pela própria Polícia. A prisão de uma quadrilha de Canoinhas, na cidade vizinha de São Mateus do Sul-PR, no início do ano, teria sido o motivo principal da queda, aliado ao fato de que o aperto da Polícia está cada vez maior a furtadores e, principalmente, a receptadores de veículos.
Deixe seu comentário