Previsão inicial era de que unidade abrigasse 72 detentos; com novidade lotação vai para 150 presos

Edinei Wassoaski

COM ASSESSORIA
 
Fotos da construção da Unidade Prisional Avançada de Canoinhas (UPA), feitas pelo Conselho da Comunidade foram expostas na sessão de segunda-feira, 16, da Câmara de Vereadores, mostrando a morosidade das obras da unidade, iniciadas há quase um ano, no bairro Aparecida.
As fotos foram exibidas pelo vereador Paulo Glinski (DEM), que pediu aos vereadores a assinatura de todos em uma moção, solicitando a conclusão das obras. “A inauguração era para acontecer neste mês, porém o ritmo das obras é muito lento e se continuar assim o término levará ainda alguns meses”, afirmou Glinski.
O secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, Ronaldo Benedet, esteve em Canoinhas, em 28 de outubro, a fim de vistoriar as obras de construção da UPA e prometeu a entrega para 90 dias, ou seja, “meados de fevereiro”.
“Porém o que estamos vendo não é isso. As obras estão em ritmo muito lento, tendo avançado muito pouco desde a visita do Secretário, por isso é importante esta moção para que o Governo do Estado contate a empreiteira Santa Rita Construções Ltda e verifique o andamento da obra”, afirmou o vereador.
 
UNIDADE SERÁ AMPLIADA
 
Os vereadores terão de ter paciência, mas o motivo, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), é nobre. Na semana passada foi aberto processo licitatório para a ampliação da obra. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria, a obra para a qual foi aberto processo licitatório no ano passado, já está pronta. A questão é que a SSP decidiu dobrar o espaço físico da unidade, com perspectiva de abrigar o dobro de detentos do previsto inicialmente. Se finalizada hoje, a UPA abrigaria 72 detentos. Com a ampliação, que deve ser concluída em 180 dias a partir do anúncio da empresa vencedora, a unidade abrigará até 150 detentos, mas que o número de presos da Comarca que estão hoje no Presídio Regional de Mafra (cerca de 130). A nova licitação é do valor de R$ 363,5 mil e prevê ainda a instalação das grades das celas. Na mais otimista das hipóteses, todo o complexo será inaugurado em outubro deste ano.