Unidade Prisional Avançada deve comportar pelo menos 100 presos

CANOINHAS

 
Em 60 dias deve estar pronta a Unidade Prisional Avançada (UPA) de Canoinhas. A informação é do diretor do Presídio Regional de Mafra, Márcio Simbalista, que também deve administrar a UPA de Canoinhas, a exemplo do que faz na UPA de Porto União. A ideia é transferir os cerca de 100 presos da Comarca de Canoinhas que estão hoje detidos em Mafra para a UPA. Segundo Simbalista, o Presídio está com o triplo de sua capacidade de lotação. Mesmo com a transferência dos detidos de Canoinhas, o Presídio deve manter o dobro de sua capacidade.
A transferência, no entanto, deve ocorrer em meados de novembro, já que até lá arremates como sistema de informática, salas de administração e compra de móveis deve demandar tempo.
Oito agentes prisionais concursados para trabalhar na UPA já estão lotados no Presídio de Mafra e serão direcionados para a UPA assim que ela for colocada em funcionamento.
Quanto a informação divulgada pela Secretaria de Segurança Pública de que a UPA de Canoinhas seria dobrada de tamanho antes mesmo de ser inaugurada, Simbalista garante que não é verdade. “A obra original foi mantida”.