Secretário de Segurança Pública vistoriou as obras esta semana

Edinei Wassoaski

CANOINHAS

 

O secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, Ronaldo Benedet, esteve em Canoinhas na terça-feira, 28, a fim de vistoriar as obras de construção da Unidade Prisional Avançada (UPA) no bairro Piedade.

Logo após a vistoria, durante  a qual reclamou com o responsável da obra de um desnível bastante perceptível no chão, na porta que separa as celas do banho de sol, Benedet falou com a imprensa, garantindo a entrega da obra para daqui a 90 dias, em meados de fevereiro de 2009.

A UPA de Canoinhas terá espaço para 70 presos. Hoje, de acordo com o diretor do Presídio Regional de Mafra, Márcio Simbalista, que também será responsável pela UPA de Canoinhas, 113 presos de Canoinhas garantem a superlotação da unidade de Mafra. Segundo Benedet, a estrutura que está sendo montada vai suprir com dificuldade a atual demanda, mas ele lembra que a atual obra é um ?espelho?, ou seja, a conclusão desta obra permite que novas celas sejam acopladas a estrutura. ?Vamos duplicando a UPA, daqui para a frente, de acordo com as necessidades da região?, explica Benedet.

Um concurso público já garantiu a contratação dos agentes prisionais para trabalhar na UPA. No momento, os contratados passam por um treinamento em Florianópolis. Em Canoinhas, trabalharão 12 homens e quatro mulheres.

 

SEGURANÇA

 

Benedet falou ainda sobre os problemas de segurança pública na região. Frisou que o Batalhão de Polícia Militar de Canoinhas deve receber novos soldados e veículos. ?Esta semana assinei a compra de novos veículos?, revelou.

O secretário garantiu ainda que os 26 alunos do Curso de Novos Soldados que está acontecendo em Canoinhas, ficarão na região. ?Eles não vão sair daqui, o concurso, inclusive, será especificamente para cá?, garantiu.

Benedet comentou ainda a vontade manifestada pelo tenente coronel Ricardo Assis Alves durante reunião com o Consecamp, realizada na semana passada, de trazer para Canoinhas um curso de novos cadetes. ?Fora de cogitação, são 50 cadetes formados por ano, não tem condições de tirar de Florianópolis?, opinou.

Sobre a intenção de se criar uma guarda municipal em Canoinhas, Benedet diz que é um entusiasta da idéia, mas que o Governo do Estado pode oferecer apenas a formação dos agentes, mas a responsabilidade é da prefeitura.