Data que homenageia os profissionais desses dois setores foi instituída há mais de 50 anos
Na próxima segunda-feira, 25, é comemorado o Dia do Colono e do Motorista. Duas profissões distintas, mas que tem suas atribuições interligadas. Segundo o Censo Agropecuário de 2017, o Brasil conta com 4,06 milhões de produtores rurais entre grandes, médios e, principalmente, pequenos produtores. Já os motoristas, segundo uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que o Brasil tem 2,2 milhões de pessoas que atuam na profissão, abrangendo entregadores de aplicativos, taxistas, mototaxistas e outras atividades por conta própria no setor de transporte, com destaque para os caminhoneiros, que são quase 700 mil.
Santa Catarina pode ser considerado um estado de destaque no agronegócio, somando centenas de milhares de profissionais atuando no setor, inclusive, o agronegócio é uma das principais atividades econômicas do Estado, junto com a indústria. Uma reportagem divulgada pelo G1 no ano passado, divulgou que 70% das exportações de Santa Catarina são oriundas do agronegócio.
O Planalto Norte catarinense, região de circulação do Correio do Norte, também tem no agronegócio o seu principal pilar da economia. Só em Canoinhas, por exemplo, aproximadamente 13.500 vivem na área rural, e 95% delas atuam no agronegócio. Além disso, empresas como cooperativas e fornecedoras atuam indiretamente no setor.
Os motoristas, são os responsáveis por fazer o país funcionar, e essa afirmação não é exagero, principalmente se for tomado como exemplo a paralização dos caminhoneiros em 2018, que fez com todo o país passasse a ter mais noção da real importância dessa classe de trabalhadores.
Sem os motoristas, a população passa a não ter mais o básico, pois desde a reposição de alimentos nos supermercados, até o transporte de medicamentos depende do trabalho dos motoristas.
ORIGEM
O Dia do Colono foi instituído em 1968, com a criação da Lei Federal 5.496 em 5 de setembro daquele ano, porém a data já era conhecida há muito mais tempo, pois desde 1924, quando estavam ocorrendo as comemorações do centenário da vinda dos alemães para o Rio Grande do Sul, a data foi reconhecida e usada para celebrar os colonos, principalmente os alemães.
Já o Dia do Motorista, acontece em 25 de julho por ser a data dedicada a São Cristóvão, santo padroeiro dos motoristas. No dia 21 de outubro de 1968, através do Decreto nº 63.461, o Dia do Motorista foi instituído no Brasil.
Deixe seu comentário