O Grupo Escolar Ney Pacheco de Miranda Lima foi contemplado com recursos do Poder Judiciário de Canoinhas para o desenvolvimento do projeto “Do Bosque à Mesa: A Dança das Abelhas pela Educação Ambiental”.
A iniciativa da escola faz referência à alimentação saudável, tema constantemente trabalhado em nossa unidade escolar.

A unidade possui disciplinas ligadas à educação no campo e para aprimorar o trabalho desenvolvido utilizará os R$ 12.642,18 para construir uma estufa para o plantio de hortaliças, comprar caixas de abelha para implantação de um meliponário e para a aquisição de um notebook.

“Nosso lixo é trocado no programa da Prefeitura Municipal “Moeda Ouro Verde” onde podemos trocar por alimentos do Mercado Público Municipal. Esses alimentos junto com o que produzimos em nossa horta escolar são vendidos para a comunidade em uma feirinha que fazemos na escola, intitulada Feirinha da Honestidade. O dinheiro é revertido para a escola”, explica a diretora Elisa.

No bosque ao lado da horta escolar será instalado um meliponário didático de abelhas nativas, visando a multidisciplinaridade, onde o estudo das abelhas sem ferrão abrange diversas áreas do conhecimento, como biologia, ecologia, matemática, história e cultura, estimulando o pensamento crítico e a resolução de problemas.

“A meliponicultura promove práticas sustentáveis de produção de alimentos e conservação da biodiversidade, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis”, destaca o secretário de Educação, James Brey.

O projeto foi desenvolvido com o apoio Institucional da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri de Canoinhas, que apoia a Secretaria Municipal da Educação em ações voltadas ao público do meio rural, sempre levando informações na busca de produção de alimentos saudáveis, visando a sustentabilidade da família no meio rural com um olhar especial ao meio ambiente.

O meliponário será aberto às outras escolas, visando demonstrar o comportamento das abelhas sem ferrão e sua importância para o meio ambiente.

Para a prefeita Juliana Maciel, o projeto é exemplo de como a educação pode transformar realidades com criatividade e compromisso social. “Ficamos muito orgulhosos ao ver projetos como esse ganhando força. É a educação promovendo conhecimento, sustentabilidade e inclusão”.

A vice-prefeita Zenilda Lemos completa: “esse tipo de iniciativa forma cidadãos mais conscientes e conecta a escola com a comunidade e o meio ambiente”.

Tags

  • canoinhas
  • destaque
  • Educação
  • Escola
  • projeto