Alimentação Escolar Saudável é Prioridade nas Escolas Estaduais de Santa Catarina
No Dia Nacional da Alimentação Escolar, SED destaca cardápios balanceados, ações educativas e presença de nutricionistas nas unidades de ensino.
Neste 21 de outubro, Dia Nacional da Alimentação Escolar, a rede estadual de ensino de Santa Catarina reforça seu compromisso com a promoção de hábitos alimentares saudáveis entre os estudantes. A Secretaria de Estado da Educação (SED) tem investido em uma alimentação escolar equilibrada, com cardápios diversificados que incluem fontes de proteína, carboidratos, saladas e frutas, respeitando a cultura alimentar de cada região.
As refeições oferecidas nas escolas são elaboradas considerando as necessidades nutricionais de cada faixa etária, e contemplam inclusive alimentos típicos de comunidades indígenas e quilombolas, garantindo respeito à diversidade cultural.
“É muito importante que o estudante não apenas sacie a fome, mas também tenha um bom rendimento escolar e priorize a saúde como um todo. A alimentação adequada garante que ele saia da escola bem nutrido e disposto”, explica Sílvia Letícia Alexius, nutricionista do Instituto Estadual de Educação (IEE).
As ações vão além da merenda. Elas fazem parte de uma abordagem multidisciplinar com práticas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), previstas no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e incluídas no currículo das escolas catarinenses.
Segundo Juliene Cristina Gomes Remor, também nutricionista do IEE, a escola muitas vezes representa a única oportunidade para que muitos alunos tenham acesso a uma alimentação variada. “Muitos estudantes não têm essa variedade em casa ou sequer conhecem certos alimentos. Na escola, eles experimentam e até aprendem a gostar de novos sabores”, afirma.
Para garantir a qualidade e efetividade dessas ações, a SED conta com nutricionistas em todas as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Esses profissionais acompanham de perto as unidades escolares, monitorando o estado nutricional dos alunos, promovendo ações educativas e fiscalizando o preparo e o valor nutricional dos alimentos servidos.