"Mafra Lê" premia pequenos leitores da rede pública de ensino
Ensinar leitura na educação básica é um grande desafio. Mais do que ajudar o aluno a decifrar palavras, é preciso despertar o gosto pela leitura — seja por prazer, estudo ou informação. Ler amplia o vocabulário, estimula o raciocínio e fortalece a interpretação. No entanto, com o avanço das tecnologias e vendo o celular cada dia mais fazendo parte da vida das crianças, o interesse pela leitura tem diminuído cada vez mais.
Mas a Educação de Mafra tem conseguido driblar este obstáculo, por meio do “Mafra lê”, uma ferramenta criada para incentivar a leitura junto aos alunos da rede municipal de ensino. Durante este ano letivo de 2025, todas as crianças foram desafiadas a ler quatro livros e em seguida utilizar o aplicativo, junto com a família, para responder questões voltadas a valores e atitudes.
Pequenos leitores
Na tarde da última quarta-feira, 03 de dezembro, o vice-prefeito Carlos Nitz, acompanhado da chefe de gabinete Crisley Fuchs, receberam alunos das escolas EMEF Amola Flecha, EMEB Augusta Vitória, EMEB General Osório, EMEF Campo da Lança, EMEB Colônia Ruthes e EMEB Professora Iracema Peters Toso (Abelhinha Feliz) com suas respectivas diretoras e a secretária de educação, esporte e cultura, Jamine Henning. Na ocasião, cada aluno recebeu um certificado de “Melhor Leitor de Mafra”, por completar as leituras e realizar atividades no aplicativo. O vice-prefeito parabenizou a todos e lembrou que a leitura é muito importante para a vida de cada um. “A leitura aumenta o conhecimento e o hábito da leitura aprimora o vocabulário e ajuda a escrever melhor. Isso é importante para o futuro de vocês no Ensino Médio, Faculdade e na conquista de um emprego e em negócios”.
A secretária Jamine lembrou que entre sete mil alunos da rede municipal, estes foram os destaques. “Eles são os melhores leitores que cumpriram o desafio da leitura e junto com a família fizeram as atividades do aplicativo. Todos estão de parabéns”, disse. Ela lembrou ainda que contou com o apoio dos servidores Janadaia da Conceição Pedro Mandrik (coordenadora municipal de Ensino Fundamental) e de Vitor Gabriel Koch (auxiliar de gabinete) na aplicação do projeto.
Eu li!
A aluna Eloá Beatriz Peters da EMEB Professora Iracema Peters Toso contou que leu o livro “O presente de aniversário”. Ela resumiu a história e disse que aprendeu que “uma amizade é mais importante que um presente”. Assim como Eloá, outras crianças começaram a contar sobre a experiência prazerosa da leitura.