Canoinhas lidera mobilização histórica para garantir alfabetização na idade certa
Com 177 educadores reunidos, município avança no Alfabetiza SC 2026 e reforça compromisso de que todas as crianças dominem leitura e escrita até o 2º ano
Com o objetivo de garantir que cada criança da região domine a leitura e a escrita até o final do 2º ano do ensino fundamental e a recomposição das aprendizagens até o termino dos anos inicias, Canoinhas liderou um movimento que reuniu 177 educadores do município, além de Major Vieira, Bela Vista do Toldo e da rede estadual de Canoinhas, para alinhar estratégias. A segunda etapa da formação Alfabetiza SC 2026 foi realizada na UGV.
“O compromisso com a criança alfabetizada é uma prioridade nacional e, em Canoinhas, assumimos essa responsabilidade ao aderirmos à política estadual, reafirmando o nosso cuidado com o futuro das nossas crianças”, destaca a prefeita Zenilda Lemos.
A iniciativa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que em Santa Catarina ganha força com a coparticipação entre Estado e municípios, promovendo encontros presenciais de formação para professores regentes e de letramento. O programa contempla a etapa da Alfabetização e também do 3º ao 5º ano, através da recomposição das aprendizagens, assegurando que nenhum aluno fique para trás. Para sustentar esse avanço, os docentes têm uma jornada de 80 horas de estudos, que intercala momentos presenciais com atividades em uma plataforma digital, onde realizam fóruns e diários de bordo para validar sua participação.
“Essa formação vem com o intuito de formar os professores para que levem a teoria e a prática para dentro da sala de aula, garantindo a alfabetização na idade certa e recompondo as habilidades que as crianças não desenvolveram em etapas anteriores”, detalha a secretária adjunta de educação, Marcela Watzko.