O catarinense, Tiago Splitter, inicia na temporada 2024/2025 o seu primeiro desafio na carreira como técnico de basquete após assumir o comando do Paris Basketball, que disputa a primeira divisão da liga francesa.

O anúncio do catarinense no comando da equipe foi ainda antes dos Jogos Olímpicos de Paris quando Splitter integrava a comissão técnica da seleção brasileira masculina que chegou até as quartas de finais do torneio olímpico.

Desde que encerrou oficialmente a carreira como atleta de basquete, Tiago Splitter exerceu nos últimos anos a função de assistente técnico em equipes dos Estados Unidos, primeiro no Brooklyn Nets entre os anos de 2019 até 2023 e em seguida no Houston Hockets, entre os anos de 2023 e 2024.

Estreia na Euroleague

A presença do ex-atleta catarinense como técnico será também em uma temporada das mais importantes para o Paris Basketball, que pela primeira vez fará a sua estreia na Euroleague, torneio que reúne os melhores clubes da Europa disputando o título continental.

O Paris Basketball tem uma história curta no esporte mundial e foi criado apenas no ano de 2018, porém com apenas três anos de atividades conquistava os seus primeiros grandes resultados como o primeiro acesso em 2021 e o mais recente, o vice-campeonato da liga francesa na última temporada.

História

Formado na Sociedade Recreativa e Esportiva Ipiranga em Blumenau, Tiago Splitter fez história no basquete ao se tornar o primeiro brasileiro a conquistar o título da NBA, feito atingido na temporada de 2014 quando defendia o San Antonio Spurs.

Pela seleção brasileira foi tricampeão da Copa América, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, na República Dominicana em 2003; e representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.