Formados em publicidade e propaganda pela USP, Fábio Aydar, de 33 anos, e Ana Paula Shinzaki, 34, sentiam falta de um atendimento mais atencioso aos cachorrinhos que têm - dois da raça Spitz Alemão, Lui e Ted. Frustrados com as experiências, acabaram abrindo seu próprio negócio no setor - o pet shop premium Clube04, franquia que faturou R$ 7,7 milhões ano passado.
A trilha de empreendedorismo
Em 2017, morando na região do Brooklin, em São Paulo, começaram a estudar temas como alimentação animal, cuidados com pelos e até mesmo fortalecimento de musculatura, já que um dos cachorros, o Lui, tem problema no joelho. "Sempre pensando em como melhorar a qualidade de vida para eles", comenta Aydar.
Foi a partir desse conhecimento que eles perceberam o que realmente queriam como atendimento em relação aos pets. Viam que não encontravam isso em nenhum lugar. "Sempre faltava algo", diz Aydar.
"Ou era um cuidado do time de banho e tosa, em que não sabiam o manejo correto, pegando do jeito errado, ou eram produtos que não estavam alinhados com a qualidade que a gente buscava, ou até mesmo o próprio relacionamento com a gente, perguntando toda semana as mesmas coisas, sem ter as informações organizadas e salvas, sem criar um vínculo com a gente e com os pets", explica Aydar.
A ideia inicial de um pet shop personalizado
Em 2019, começaram a planejar um negócio visando atacar justamente essas lacunas que enxergavam - com tratamentos mais personalizados, focados nos pets, com maior atenção desde o início do atendimento até a secagem dos pelos, além da oferta de produtos e serviços alternativos aos padrões. Ou seja, mirando uma experiência mais premium.
Na visão deles, era "8 ou 80". Os tutores tinham que escolher entre uma rede grande de pet shop ou, então, algum local de bairro, sem muita estrutura. "A gente queria pegar justamente esse espaço intermediário, com tutores mais exigentes em relação à qualidade de atendimento."
A partir disso começaram o planejamento. Ana deu a sugestão de o negócio começar na cidade natal do marido. Ele acatou, foi para São José do Rio Preto e passou a buscar pontos para que o empreendimento fosse aberto.
Ele pediu demissão do emprego em que trabalhava e passou a se dedicar exclusivamente a isso.
Pensou que tudo seria resolvido em até quatro meses. Mas só conseguiu encontrar o local após um ano. E a reforma para adequações demorou mais que o esperado - custando mais que o planejado, inclusive.
A inauguração foi em fevereiro de 2020. O negócio foi pensado para atender exclusivamente cachorros. Gatos não entram. "Eles são bem diferentes entre si - cães e gatos. Então, decidimos focar apenas em cachorros."
Cuidado com imprevistos ao empreender
O vice-presidente da vertical de consultoria do Ecossistema 300 Franchising, Lucien Newton, explica que, naturalmente, o empreendedor vai encontrar, dentro da execução, quando começar a tirar o planejamento do papel, algum tipo de percalço, o que pode fazer com que exista a necessidade de algum recálculo de rota, por exemplo.
"Muitas vezes, as pessoas querem trocar o certo pelo duvidoso achando que o duvidoso é certo. E nunca existe atividade empreendedora sem risco. Nunca. Você pode, no máximo, minimizar esses riscos", afirma.
Ou seja, o ideal é tomar a decisão de sair de um emprego CLT para um empreendimento quando tiver claros os riscos que envolve empreender.
Saber que será necessário capital de giro, especialmente no início, até atingir o ponto de equilíbrio - e que também existe um tempo de maturação - que pode ser longo para muitos negócios.
"Se entrar na necessidade de capital de giro porque gastou mais do que planejou inicialmente e começar a se endividar, é o primeiro passo para quebrar. Acaba começando ?no jogo? sem estar preparado para enfrentar o investimento, a curva de formação de receita, a estabilidade e o crescimento de um negócio. E aí, o psicológico já fica danificado, sem paciência nem dinheiro para fazer essas coisas acontecerem. Muitas vezes, a ansiedade por abrir - por operar - faz muitos empreendedores começarem a tolerar os pontos ruins. E o ponto comercial pode ser até 50% do sucesso do negócio", declara.
Aydar e Ana tiveram que rever algumas contas e até vender o carro para lidar com os custos necessários dessas etapas iniciais.
A abertura do negócio
Só que, depois disso, as coisas começaram a andar de uma maneira bem rápida para o Clube04 - nome que escolheram para o pet shop. E com um viés muito positivo.
Focando em serviços como spa day, banho relaxante com técnicas "low stress", sem gaiolas, secagem no colo e "muito carinho", em cerca de 45 dias atingiram o ponto de equilíbrio - conseguindo pagar toda a estrutura do empreendimento com a receita bruta do mês.
Os serviços básicos também estão presentes do dia a dia do negócio: consultas veterinárias, medicamentos de farmácia e mordedores naturais.
Em 2023, abriram a primeira franquia. Agora, têm duas unidades próprias, 19 lojas franqueadas em operação e mais 12 em implantação. O faturamento da marca em 2024 foi de R$ 7,7 milhões.
Avaliação de clientes
Como a marca é uma franquia, no Google Meu Negócio, a avaliação dos clientes é diferenciada por unidade.
A loja Francisco Chagas, de São José do Rio Preto, por exemplo, tem nota 4,9 de 5. Os clientes elogiam o atendimento e a estrutura. Quem criticou apontou questões como desorganização na cobrança dos serviços.
Os autores das notas concedidas não podem ser verificados. Eventualmente, comentários positivos ou negativos podem ser uma ação a favor ou contra a empresa.
No ReclameAqui, plataforma de registro de insatisfações de clientes, não foram localizadas avaliações até a publicação desta reportagem.
Quanto custa uma franquia do pet shop Clube04
Confira, a seguir, os dados para comprar uma franquia da marca, com diferentes tamanhos e preços, a partir de R$ 220 mil. Todos têm prazo de contrato estipulado em cinco anos.
Modelo contêiner
Investimento inicial estimado: a partir de R$ 220 mil
Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
Lucro médio mensal: 20% do faturamento
Royalties: 5,5% sobre o faturamento
Taxa de publicidade: 1,5%
Prazo médio para retorno: de 18 meses a 24 meses
Modelo tradicional
Investimento inicial estimado: a partir de R$ 239 mil
Faturamento médio mensal: R$ 65 mil
Lucro médio mensal: 20% do faturamento
Royalties: 5,5% sobre o faturamento
Taxa de publicidade: 1,5%
Prazo médio para retorno: de 21 meses a 24 meses
Modelo express
Investimento inicial estimado: a partir de R$ 250 mil
Faturamento médio mensal: R$ 65 mil
Lucro médio mensal: 22% do faturamento
Royalties: 5,5% sobre o faturamento
Taxa de publicidade: 1,5%
Prazo médio para retorno: de 18 meses a 24 meses
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