Menos de três horas depois de conquistar a primeira medalha de ouro da parceria com a namorada, Bruna Takahashi, no Circuito Mundial de tênis de mesa, Hugo Calderano se classificou para a decisão do torneio de simples masculino do WTT Contender de Buenos Aires, na Argentina. Terceiro do ranking mundial e favorito ao título, o brasileiro não deu chances ao japonês Hiroto Shinozuka, 30º do mundo, e venceu por 3 sets a 0, parciais de 11/5, 11/5 e 11/8.

O brasileiro disputa o título neste domingo, às 16h15, contra outro japonês, Mizuki Oikawa, apenas o 106º do mundo, que na semifinal surpreendeu o indiano Manav Thakkar, 52 do mundo, e venceu por 3 a 0.

Calderano chegou à sua quarta final individual nas quatro últimas competições internacionais. Em abril, foi campeão da Copa do Mundo. No mês seguinte, foi vice-campeão mundial. E, em junho, conquistou a taça do WTT Star Contender Ljubljana.

Calderano começou muito bem a semifinal, encaixando bem o saque e não dando chance a Shinozuka. A primeira parcial foi fechada rapidamente em 11 a 5. O domínio do brasileiro e o placar se repetiram no segundo set.

Shinozuka conseguiu deixar a disputa um pouco mais equilibrada no terceiro set, abrindo uma pequena vantagem no início da parcial. Com tranquilidade, Calderano buscou o empate, virou o placar e logo chegou a 10 a 7. O brasileiro desperdiçou seu primeiro match point, mas na sequência a jogada do japonês parou na rede e o terceiro do mundo garantiu vaga na decisão do torneio argentino.

JORNADA DUPLA

A jornada de Calderano começou cedo neste sábado. E ele derrotou o taiwanês Liao Cheng-ting, 77 do mundo, por 3 sets a 0, com parciais de 11/9, 11/9 e 11/7, em apenas 26 minutos, pelas quartas de final.

Calderano entrou concentrado na partida, encaixando bem o seu saque, e logo abriu uma vantagem de 4 a 1, mas deixou o adversário encostar. Confiante, o brasileiro não deu chances e novamente ampliou seu domínio em 8 a 4. O taiwanês bem que tentou se aproximar, mas após desperdiçar o primeiro set point, o número 3 do mundo fez 11 a 9 em uma devolução certeira.

No segundo set, Liao começou melhor e abriu vantagem, mas o brasileiro se recuperou e manteve uma distância próxima no placar. No momento decisivo, quando o mesa-tenista de Taiwan estava próximo de vencer, Calderano virou pela primeira vez na parcial, em 10 a 9, e sacou para fechar em 11 a 9.

Sem repetir os erros da vitória sobre o português Tiago Apolonia, na sexta-feira, e com Liao pressionado, Calderano entrou mais tranquilo no terceiro set. Após sair atrás no placar, o brasileiro virou para 5 a 4 apostando em golpes agressivos e ampliou a vantagem até conseguir cinco match points e fechar a partida, sem dificuldades, em 11 a 7.