

-
Divulgação (Fotos: Divulgação)
A triatleta mafrense Greyse Renata Hau está prestes a viver um dos maiores desafios de sua carreira esportiva. No próximo dia 11 de outubro, ela estará no Havaí para disputar o Campeonato Mundial Ironman 2025, prova considerada o berço do triatlo e uma das competições mais duras e icônicas do planeta.
O evento reúne as melhores triatletas do mundo, e Greyse, que compete na categoria amadora, já celebra a conquista da classificação como uma vitória. Vale destacar que as profissionais vão em busca de títulos e as amadoras querem completar a prova, como forma de superação.
O desafio em Kona
A prova feminina será realizada em Kona, ilha que se tornou histórica por sediar o Mundial e ser reconhecida como o local de nascimento do triatlo. O percurso totaliza 226 km (140,6 milhas), dividido em 3,8 km de natação nas águas azul-turquesa da Baía de Kailua; 180 km de ciclismo pela rodovia Queen Kaahumanu, cercada por paisagens vulcânicas dramáticas e campos de lava e 42,2 km de corrida sob o sol intenso, rumo à linha de chegada na icônica Ali’i Drive.
Além da longa distância, os atletas enfrentam condições extremas, como calor próximo dos 30°C, correntezas fortes no mar, ventos constantes e um terreno desafiador, marcado por subidas e solo vulcânico. “Vai ser mágico e, ao mesmo tempo, muito difícil. Não estou habituada a competir em tanto calor, com tantas subidas e ventania. Mas será uma prova de superação, em contato direto com a exuberante natureza do Havaí. Se Deus quiser, vai dar tudo certo”, afirma Greyse.
Classificação histórica
O Ironman Brasil 2025 classificou 105 atletas para o Mundial, sendo 65 homens e 40 mulheres. A disputa masculina já aconteceu em setembro, em Nice, na França. Agora é a vez das mulheres, que terão em Kona a chance de escrever novos capítulos na história do esporte.
O prefeito Emerson Maas, apoia o esporte e deseja sucesso à mafrense. “A Greyse Renata Hau representa nossa Mafra e leva consigo não apenas o orgulho pessoal, mas também o nome da cidade para uma das maiores arenas esportivas do mundo. É Mafra novamente escrevendo seu nome no mapa mundi, e desta vez por meio de uma campeã”, concluiu.
Tags
- esporte
- Havaí
- Ironman
- Mundial
Deixe seu comentário