Pela primeira vez na história uma partida oficial da Federação Catarinense de Futebol (FCF) contará com o sistema próprio de árbitro de vídeo (VAR). Em reunião realizada em formato on-line na noite desta quinta-feira (13/11) foi concretizada a utilização do VAR no jogo de ida da final da Copa Santa Catarina Galerabet entre Joinville e Figueirense, domingo (16/11), às 16 horas, na Arena Joinville.

O sistema foi adquirido recentemente e no decorrer da semana passou por testes. O equipamento eletrônico foi adquirido junto a empresa Goal Sport Technology, da República Tcheca, e conta com a certificação da FIFA. A central do VAR está localizada em Florianópolis.

Na reunião desta quinta-feira participaram o diretor do Departamento de Competições da FCF, Carlos Crispim, o diretor do Departamento de Arbitragem, Kleber Lúcio Gil, o presidente da Comissão de Arbitragem, Cantucho João Setúbal, o presidente do Joinville, Darthanhan Oliveira, e o CEO do Figueirense, Rafael Franzoni. Participaram também integrantes do Departamento de Arbitragem e também da equipe técnica para a utilização da ferramenta. O presidente da FCF e vice-presidente da CBF, Rubens Angelotti, não participou do encontro por estar junto à delegação da seleção brasileira para os amistosos contra Senegal, na Inglaterra, e contra a Tunísia, na França.

Durante o Catarinense Sicoob Série B, na partida entre Blumenau e Juventus, e Metropolitano contra o Fluminense, no Complexo do Sesi, em Blumenau, foram feitos testes em formato off-line. A tecnologia funcionou de forma adequada, dentro do esperado do Departamento de Arbitragem.

Com total apoio do presidente da FCF, Rubens Angelotti, o sistema VAR FCF será utilizado também no Catarinense Fort Atacadista 2026. “Esse é um passo importante para que possamos seguir no processo de evolução da nossa arbitragem. Sempre estamos em busca de aprimorar as condições técnicas, físicas e psicológicas dos árbitros, e agora contamos com esse apoio importante da tecnologia que cada vez mais está presente nos jogos de futebol pelo Brasil e pelo Mundo. É um passo importante entre outros que virão”, destaca Kleber Lúcio Gil.