-
Palestra sobre inteligência emocional (Fotos: Redação Correio do Norte)
A partir de 2026, alunos do primeiro ao quinto ano terão inglês na rede municipal de Canoinhas
Para marcar o início do ano letivo, o evento contou com uma palestra sobre inteligência emocional ministrada pelo psicólogo e mestre em educação Marcos Meier, direcionada a todos os profissionais da rede municipal.
A vice-prefeita de Canoinhas, Zenilda Lemos, anunciou durante a abertura oficial do ano letivo de 2026, realizada nesta quarta-feira (4), que o ensino da língua inglesa será integrado ao currículo desde o primeiro ano do ensino fundamental. Cerca de 1.300 profissionais da educação participaram do evento, que ocorreu no ginásio Melquíades Pereira da Cruz.
Segundo Zenilda, a medida beneficiará aproximadamente 2.200 estudantes, proporcionando contato com um idioma estrangeiro já no início do processo de alfabetização. "Assim, vamos viabilizar a implementação da hora-atividade a todos os professores da educação infantil e anos iniciais, garantindo tempo para planejamento e estudo", complementou o secretário municipal de Educação, James Brey.
As novidades, no entanto, vão além do ensino de inglês. Para a educação infantil, está prevista a ampliação do quadro com pedagogos e a contratação de professores para atividades complementares, incluindo aulas de contação de histórias e musicalização. Nos anos iniciais do fundamental, haverá ainda um reforço no letramento em língua portuguesa e matemática.
O município planeja investir mais de R$ 100 milhões na área educacional em 2026. Os recursos serão destinados a ações como a entrega de materiais escolar, esportivo e de expediente, a construção de um novo Centro de Educação Infantil (CEI) e diversas obras de reforma e manutenção nas unidades de ensino.
Investimentos e avanços recentes
Durante a cerimônia, a Secretaria de Educação também fez um balanço das ações realizadas em 2025. A rede municipal, que atende mais de seis mil alunos, executou um amplo cronograma de obras, com construção de muros, reformas de telhados e banheiros, e revitalização da pintura em várias escolas. Destaque para a entrega do CEI Ederson Mota e do Centro de Intervenção Multidisciplinar.
"Em 2025 também aumentamos o número de monitores no berçário 1, compromisso assumido e cumprido", ressaltou a vice-prefeita. Outros avanços incluem maior investimento no transporte escolar, com previsão de compra de novos ônibus para a frota própria, e o início das obras do novo CEI Jussara Maria Barbosa, que ampliará o número de vagas em creches.
Assista aos vídeos abaixo:
Tags
- Ano letivo
- canoinhas
- Escolas
- Municipais
Deixe seu comentário