Provas acontecerão no Santa Cruz e no Cabral em dois dias

Edinei Wassoaski

CANOINHAS
 
Pelo menos 865 alunos do Ensino Médio farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem ) em Canoinhas. As provas acontecem amanhã e domingo, 6, em dois locais. A Escola de Educação Básica Santa Cruz vai receber 589 inscritos. Já a Escola de Ensino Fundamental João José de Sousa Cabral vai receber 276 alunos. Nos dois dias, os alunos terão de estar até o meio-dia no local da prova. O exame começa a ser aplicado às 13h em ponto.
Segundo a gerente de educação de Canoinhas, Francisca Maiorki, cerca de 80 profissionais, entre monitores, aplicadores e pessoal de apoio, vão trabalhar no Enem em Canoinhas. “A estrutura já está toda pronta”, garante. Francisca explica que, por conta dos problemas de fraude, que acabaram adiando o exame e causando um grande transtorno, o esquema de segurança ficou ainda mais rigoroso. “Os Correios nos entregarão as provas de sábado pouco antes da aplicação. O mesmo vai ocorrer no domingo”. As provas serão encaminhadas para o Ministério da Educação (MEC), que fará a correção.
 
DESEMPENHO
 
Criado em 1998, o Enem tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio em anos anteriores.
O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.
O objetivo é aplicar quatro grupos de provas diferentes em cada processo seletivo, além de redação. O novo exame será composto por perguntas objetivas em quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias. Cada grupo de testes será composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias.
A proposta tem como principais objetivos democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.