Ato de lançamento teve a presença da senadora Ideli Salvatti (PT)
CANOINHAS ? Foi oficializado no sábado, 12, durante reunião na Câmara dos Vereadores, a implementação do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) em Canoinhas. A previsão é de que a obra esteja pronta até o final de 2008.
O lançamento foi acompanhado pela senadora Ideli Salvatti (PT), que se colocou como uma das precursoras da interiorização da UFSC e a expansão do Cefet para Canoinhas.
?Essa é uma prova de que o ensino federal saiu da Ilha?, declarou numa referência a Florianópolis.
Em seu discurso, Ideli fez um rápido balanço dos investimentos federais em Santa Catarina, lembrando que programas como o ProUni, que concede bolsas integrais a estudantes carentes, já atingiu mais de 300 mil jovens em todo o País, dentre os quais, 9 mil são catarinenses.
Ideli fez um retrospecto do Cefet, lembrando que foram 96 anos somente com duas unidades em todo o Brasil. Com o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o Governo Lula expandiu para sete unidades somente em SC. ?Até 2009, mais de dez por cento dos jovens catarinenses serão atendidos por programas do Governo Federal?, assegurou a senadora.
Discursaram ainda os deputados Antonio Aguiar (PMDB) e Mauro Mariani (PMDB) ressaltando a importância do Cefet para alavancar o desenvolvimento da região.
Mariani chegou a comparar o governo Lula com o anterior. ?Lula fez muito mais em quatro anos do que o Fernando Henrique em oito?, afirmou.
A diretora do Cefet em Santa Catarina, Consuelo Cielski, lembrou que a unidade de Canoinhas já passará a chamar Ifet, mudando de Centro para Instituto.
TERRENO ESCOLHIDO
Prefeito Leoberto Weinert (PMDB) agradeceu o empenho da senadora Ideli e logo após a cerimônia, apresentou os terrenos que podem vir a sediar o Cefet.
O terreno escolhido fica na avenida Expedicionários. É o mesmo que foi doado e depois desapropriado de uma empresa chinesa e que, além de comportar o Cefet, vai sediar o Sesc Ler, obra que já teve início.
O QUE É O IFET?
A criação dos Ifets (atual Cefet), instituições de ensino superior especializadas em educação profissional e tecnológica, deve contemplar Canoinhas entre 150 cidades de todo o País.
A previsão é que os Ifets funcionem em diferentes modalidades de ensino, abrangendo desde a Educação de Jovens e Adultos, profissionalizante e doutorado. De acordo com o PDE, as instituições federais de educação profissional que já existem poderão se inscrever voluntariamente para fazer parte do novo modelo. A prioridade dos Ifets será a oferta de cursos profissionalizantes de nível médio, com o objetivo de fortalecer o ensino técnico integrado a esse nível de ensino, que terá metade do orçamento previsto para os Ifets.
Na educação profissional, a prioridade será cursos de licenciatura em Física, Química, Matemática e Biologia, que vão receber 20% dos investimentos, mas a decisão será tomada por conselhos criados nas próprias cidades contempladas.
Deixe seu comentário