Empresa tem 365 dias para concluir construção; aulas estão programadas para início de 2010
Gracieli Polak
CANOINHAS
Na manhã de sexta-feira, 16, em reunião no gabinete do prefeito Leoberto Weinert (PMDB), as escrituras do terreno que abrigará o Campus Canoinhas do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de Santa Catarina foram oficialmente entregues ao diretor de expansão da instituição, Marcelo Carlos da Silva, marcando o início da construção do campus no Planalto Norte.
A licitação, vencida pela Conembra Construções e Obras, de Jaraguá do Sul, compreende a construção de 6,2 mil metros quadrados que abrigarão laboratórios, salas de aula, auditório e setores administrativos. A partir da data da assinatura do contrato, 5 de janeiro, a empresa tem o prazo de 365 dias para entregar a obra pronta, mas, mesmo com atraso no início das operações da construtora na cidade, o clima no encontro era de expectativa de uma entrega antecipada do prédio do Instituto.
Segundo Marcelo Carlos da Silva, diretor de expansão do Instituto Federal de Santa Catarina, o demorado início das obras
Segundo Odemir Vieira, engenheiro fiscal do Instituto Federal, a obra está atrasada em dez dias, mas isso não é preocupante, porque o contrato acaba de ser assinado. De acordo com Vieira, a expectativa é de que as obras do bloco principal sejam concluídas em agosto. ?Nós tivemos um pequeno contratempo com a construção dos projetos de engenharia, o que atrasou um pouco o início, mas queremos ver a obra pronta. As providências estão sendo tomadas para imediatamente a construtora comece a trabalhar e logo possamos comemorar a inauguração do Instituto?, declarou.
MAIS EMPREGOS
Segundo Vieira, com o início da construção do prédio ainda em janeiro, a possibilidade de funcionamento do Instituto logo para o início de 2010 se tornam concretas. O prefeito, Leoberto Weinert afirmou que a instalação do Instituto trará para Canoinhas oportunidades de emprego que até então não eram preenchidas com os cursos da cidade. ?Nossa região é marcada pelo extrativismo e luta para fugir disso. Esse empreendimento vem trazer para toda região oportunidade, inclusive pelos cursos, que foram escolhidos pela própria comunidade. Não é nada de cima para baixo. Tudo de baixo, para um investimento maduro e centrado?, afirmou.
A diretora do Instituto de Canoinhas, Maria Bertília Oss Giacomelli, afirmou que, com o adiantamento das obras, será possível ainda neste ano oferecer cursos de qualificação profissional e abrir concurso para contratação de professores e funcionários. Quando as unidades entrarem em funcionamento, segundo o departamento de Marketing do Instituto, cada uma das novas unidades atenderá a 1,2 alunos.
Deixe seu comentário