Empresa tem 365 dias para concluir construção; aulas estão programadas para início de 2010

Gracieli Polak

CANOINHAS

 

Na manhã de sexta-feira, 16, em reunião no gabinete do prefeito Leoberto Weinert (PMDB), as escrituras do terreno que abrigará o Campus Canoinhas do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de Santa Catarina foram oficialmente entregues ao diretor de expansão da instituição, Marcelo Carlos da Silva, marcando o início da construção do campus no Planalto Norte.

A licitação, vencida pela Conembra Construções e Obras, de Jaraguá do Sul, compreende a construção de 6,2 mil metros quadrados que abrigarão laboratórios, salas de aula, auditório e setores administrativos. A partir da data da assinatura do contrato, 5 de janeiro, a empresa tem o prazo de 365 dias para entregar a obra pronta, mas, mesmo com atraso no início das operações da construtora na cidade, o clima no encontro era de expectativa de uma entrega antecipada do prédio do Instituto.

Segundo Marcelo Carlos da Silva, diretor de expansão do Instituto Federal de Santa Catarina, o demorado início das obras em todo Estado não abalou as expectativas em torno da expansão do Instituto, que salta de cinco para 14 campi até 2010. ?O campus aqui de Canoinhas vai atender a toda comunidade empresarial e toda comunidade em geral. Poder trazer educação gratuita de qualidade para a região é uma grande conquista. Não é qualquer coisa conseguir trazer o Instituto para Canoinhas, porque ele vai trazer desenvolvimento para toda região ao oferecer ensino gratuito, uma necessidade antiga no Planalto Norte?, afirmou.

Segundo Odemir Vieira, engenheiro fiscal do Instituto Federal, a obra está atrasada em dez dias, mas isso não é preocupante, porque o contrato acaba de ser assinado. De acordo com Vieira, a expectativa é de que as obras do bloco principal sejam concluídas em agosto. ?Nós tivemos um pequeno contratempo com a construção dos projetos de engenharia, o que atrasou um pouco o início, mas queremos ver a obra pronta. As providências estão sendo tomadas para imediatamente a construtora comece a trabalhar e logo possamos comemorar a inauguração do Instituto?, declarou.

 

MAIS EMPREGOS

Segundo Vieira, com o início da construção do prédio ainda em janeiro, a possibilidade de funcionamento do Instituto logo para o início de 2010 se tornam concretas. O prefeito, Leoberto Weinert  afirmou que a instalação do Instituto trará para Canoinhas oportunidades de emprego que até então não eram preenchidas com os cursos da cidade. ?Nossa região é marcada pelo extrativismo e luta para fugir disso. Esse empreendimento vem trazer para toda região oportunidade, inclusive pelos cursos, que foram escolhidos pela própria comunidade. Não é nada de cima para baixo. Tudo de baixo, para um investimento maduro e centrado?, afirmou.

A diretora do Instituto de Canoinhas, Maria Bertília Oss Giacomelli, afirmou que, com o adiantamento das obras, será possível ainda neste ano oferecer cursos de qualificação profissional e abrir concurso para contratação de professores e funcionários. Quando as unidades entrarem em funcionamento, segundo o departamento de Marketing do Instituto, cada uma das novas unidades atenderá a 1,2 alunos.