Exame Nacional do Desempenho de Estudantes não deu nota máxima a nenhum curso catarinense

Edinei Wassoaski

COM AGÊNCIAS

 

Santa Catarina está fora da chamada "tropa de elite" formada pelos 25 cursos com índice cinco nos três conceitos do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2007). Nenhuma das instituições de ensino superior do Estado oferece graduações classificadas com o "nível de excelência".

Foram avaliados cursos das áreas de ciências agrárias, saúde e serviço social. Uma das melhores colocações da Universidade do Contestado (UnC) foi a do curso de Educação Física, do campus de Mafra, que conquistou conceito 3, numa escala que vai de 1 a 5. Também da UnC Mafra, os cursos de Fisioterapia e Enfermagem conquistaram conceito 2. O curso de Enfermagem de Canoinhas recebeu o conceito mais baixo dentre os cursos da UnC avaliados. A nota foi 1. Quarenta alunos participaram (19 ingressantes e 21 concluintes). A média geral do curso foi 26,7 para os ingressantes e 29,9 para os concluintes. Já o curso de medicina veterinária da UnC Canoinhas recebeu conceito 2.

A prova do Enade foi aplicada em novembro de 2007. Inscreveram-se 387.118 estudantes, dos quais 215.443 foram selecionados. Pelo menos 1.110 cursos ficaram sem nota porque ainda não têm alunos formados.

Os cursos de Serviço Social e Tecnologia em Radiologia da UnC Canoinhas não obtiveram conceito porque menos de 10 alunos participaram do exame.

A Reitoria da UnC informou ontem por meio da assessoria de imprensa do campus de Canoinhas que os dados estão sendo analisados e pretende se pronunciar nos próximos dias a respeito das providências a serem tomadas.

 

CURSOS SERÃO VISTORIADOS

 

Quase um quarto dos cursos superiores das áreas de saúde, agrárias e serviço social vai passar por vistoria do MEC durante o próximo ano. O resultado do Enade mostra que 508 cursos, 20 deles em Santa Catarina, não conseguiram ir além das notas um e dois no conceito preliminar do curso (CPC), ou superconceito, o novo instrumento usado pelo ministério para avaliar as instituições.

O CPC une os resultados da prova do Enade com outros dados levantados pelo MEC no censo do ensino superior e no questionário socioeconômico que os próprios estudantes preenchem ao fazer a prova.

 

Como é calculado

O Enade se divide em três critérios. O Enade propriamente dito, que mostra o resultado de provas nos alunos; o conceito IDD (índice de desempenho, em que é apontado quanto de conhecimento foi agregado ao aluno); e o conceito preliminar do curso, construído pelos resultados do Enade com avaliação de professores e da infra-estrutura.

Minas Gerais lidera o ranking, e tem oito cursos com nota cinco nos três conceitos. Paraná vem na seqüência, com sete. Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte têm um curso cada. São Paulo e Mato Grosso têm dois cursos com conta máxima e Rio Grande do Sul, três.