O Câmpus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) terá mais um curso de pós-graduação, gratuito e presencial. A especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos foi aprovada pelo Conselho Superior (Consup) do IFSC nesta semana, para oferta da primeira turma já no início do próximo ano.

Com 450 horas de duração, o curso terá duração de dois semestres, mais seis meses para elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC). Serão ofertadas 20 vagas por ano, com ingresso anual no primeiro semestre. As inscrições para a primeira turma devem abrir entre outubro e novembro deste ano.

O objetivo do novo curso é proporcionar atualização e ampliação dos conhecimentos técnicos a profissionais de diferentes formações acadêmicas para atuar em desenvolvimento, produção, manipulação, controle e gestão de qualidade de alimentos, permeando conteúdos de ensino, pesquisa e extensão. É preciso ter diploma de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Este é o terceiro curso de especialização presencial do Câmpus Canoinhas, que já conta com as pós-graduações em Desenvolvimento Rural Sustentável e Educação e Diversidade, e o primeiro público e gratuito na área de ciência e tecnologia de alimentos.

“Cerca de 20% do PIB do município de Canoinhas é proveniente da agropecuária, e o município também conta com inúmeras indústrias alimentícias e serviços de alimentação, assim como toda a região do Planalto Norte”, ressalta o professor e coordenador do curso, Luiz Paulo de Lima.

A especialização fortalece o processo de verticalização do eixo tecnológico de produção alimentícia no Câmpus Canoinhas, que já oferta o curso técnico integrado em Alimentos e o curso superior de tecnologia em Alimentos.