ACTs não poderão desistir de vagas antes de trinta dias de trabalho
Gracieli Polak
CANOINHAS
Na segunda-feira, 1.º, e na terça, 2, aconteceu na Associação dos Servidores Públicos de Canoinha (Asenca), a escolha de vagas para os Professores Admitidos em Caráter Temporário (ACTs) da secretaria de Educação de Canoinhas para compor o quadro de funcionários para o ano letivo de 2010, que começa em 18 de fevereiro. Centenas de profissionais acompanharam a seleção, que, segundo a secretária de Educação de Canoinhas, Maria de Lourdes Brehmer, teve as inscrições abertas em dezembro de 2009. “O processo foi limpo e claro, como manda a lei. Chegamos a pontuação de cada candidato de acordo com o que constava no edital e, se o candidato se sentisse injustiçado, tinha 48 horas para reclamar revisão”, afirma.
Segundo Maria de Lourdes, se o candidato não estivesse presente à chamada, perdia o direito à vaga. “As chamadas aconteceram por ordem de classificação e de acordo com as possibilidades do candidato. Se ele não pudesse assumir a vaga, passava a vez para o próximo da lista e voltava ao final”, esclarece.
De acordo com a secretária, neste ano a prefeitura baixou uma resolução para evitar o abandono de aulas no início do período letivo, situação comum em outros anos, mas causadora de sérios problemas pela falta de professores. “Se algum candidato desistir da vaga, não pode fazer isso antes dos 30 dias, justamente para não prejudicar os alunos que ficarão sem aulas”, explica a coordenadora da Educação Infantil do município, Sandra Andrade Mafezzoli. Caso haja desistência de alguma vaga, os classificados poderão ser chamados para preenchê-las.
EDUCAÇÃO INFANTIL
De acordo com a coordenadora, dando prosseguimento ao plano de efetivação dos professores do município, neste ano acontecem as primeiras efetivações especificamente na área infantil. “Nós temos professoras atuando nos CEIs, não somente cuidadoras, justamente para atender ao que estipula a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que é cuidar e educar”, ressalta.
Atualmente a prefeitura de Canoinhas possui em seu quadro de funcionários cerca de 520 professores, 43% deles ACTs. A rede de ensino municipal é composta por 32 unidades, entre escolas e CEIs.
Deixe seu comentário