Um abaixo-assinado deve ser apresentado a Prefeitura de Canoinhas, responsável por gerir os recursos federais que mantém o ensino fundamental

CANOINHAS ? Seis anos depois da reordenação escolar promovida pelo Governo Federal, pais de crianças em idade escolar que moram próximos da Escola de Educação Básica Santa Cruz não se conformam em terem que levar seus filhos estudarem em escolas distantes. Entre as opções a mais próxima é a E.E.B. João José de Souza Cabral, distante cerca de um quilômetro do Santa Cruz. ?A distância até que é pequena, mas em se tratando de crianças pequenas que precisam atravessar ruas movimentadas, é um fator que merece ser levado em consideração?, considera Alfeu Lerner Lemos, que já colheu 250 assinaturas para um abaixo-assinado que pede a construção de uma nova escola de Ensino Fundamental próximo ao Santa Cruz. A idéia é de que o Estado que é dono do terreno, doe a área para o município construir a escola.

Taís Fátima Cordeiro de Lima, diretora do Santa Cruz, apóia a iniciativa dos pais. Ela defende o retorno do ensino fundamental. ?Tanto que já enviamos um ofício para a Secretaria Estadual de Educação pedindo o retorno do fundamental?, revela. Taís explica que o objetivo é criar turmas aos poucos. ?Queremos reimplantar de forma gradual. Primeiro a 8.ª série, depois a 7.ª e assim por diante?. 

Para Taís o reordenamento em Santa Catarina, na maioria das escolas não deu certo e prova disso é que a Secretaria Estadual da Educação já criou uma comissão para avaliar a eficiência do sistema.

 

 

Escolas atingidas pelo reordenamento de 1999

SOMENTE FUNDAMENTAL

SOMENTE MÉDIO

Sagrado Coração de Jesus

Almirante Barroso

João José de Souza Cabral

Santa Cruz

Obs: as demais escolas não entraram no reordenamento por conta da distância em relação a outras escolas