Atividade foi desenvolvida na rede municipal de ensino
Sabe aquela receita tradicional que toda família tem? Alunos da professora Larissa Del Gobo Kruger Baluta e da monitora Adriane Jurek Biluk Lukachinski desenvolveram projeto para resgatar os segredinhos da culinária passada de geração em geração no município.
A atividade realizada pela turma do pré do Grupo Escolar Municipal Ney Pacheco de Miranda Lima deu tão certo que foi premiada nacionalmente pelo Ministério da Educação na 4ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN).
A professora propôs às crianças e às pessoas que vivem com elas que elaborassem em casa as tradicionais receitas de família. “Os pequenos fizeram os pratos trabalhando juntos, em cooperação. Tudo foi registrado com fotos. Em casa, os adultos escreveram as receitas e as crianças transcreveram tudo para um novo papel”, comenta Larissa.
A cada receita recebida, a professora conversava com os alunos com o intuito de valorizar o retorno das famílias, bem como trabalhar o letramento (através da cópia das receitas), o reconhecimento dos numerais e suas relações com as respectivas quantidades (quantidades dos ingredientes), relações de peso e medidas (medidores usados, como por exemplo gramas, xícaras, colheres,…), além, é claro, do paladar, questionando as crianças: será que essa é uma receita doce, salgada, amarga, azeda? Observando os ingredientes relatados, as demais crianças deviam opinar sobre o sabor final, sendo que o dono da receita dizia ao final das indagações quem tinha acertado.
Cada aluno recebeu uma cópia da receita do coleguinha. E ao final da atividade todos saíram com um livro de receitas tradicionais da turma despertando a cultura e diversas memórias.
“As crianças foram incentivadas e saíram animadas para fazer as receitas dos colegas em suas casas, demonstrando que o objetivo foi atingindo, as tradições familiares foram repassadas, os momentos prazerosos que podem passar juntos, cozinhando em família, foram incentivados, além é claro de todos os aspectos culturais e de aprendizagem co-relacionados”, destaca Larissa.
O projeto vai receber a premiação em Brasília, no mês de maio, durante o II Congresso Internacional de Alimentação Escolar – Construindo Caminhos para a Educação Alimentar e Nutricional. Durante o evento, um livro com todos os relatos destaques da jornada será lançado. O projeto canoinhense vai integrar o material.
“Minha gratidão a todos os alunos e suas famílias por participarem deste momento de construção de conhecimento”, enaltece a professora que desde o início do ano assumiu coordenação geral dos centros de educação infantil do município junto à Secretaria de Educação.
Jornada em Canoinhas
A jornada teve quatro fases. O projeto desenvolvido no GEM Ney Pacheco de Miranda Lima foi destaque na quarta etapa e contou com o apoio do técnico de informática Osvaldo João de Aguiar Junior e da diretora Cristiane Mattesen Weinfurter.
Outras escolas também desenvolveram atividades com os alunos durante o ano letivo de 2022: Dr. Aroldo Carneiro de Carvalho, Guilhermina Maria Veiga Ferreira, e os CEIs Fernando Pessoa, Landi A. Neppel, Carlos Drummond de Andrade e Pedro Ivo Oleskovicz. Em Canoinhas, a participação na jornada nacional é motivada pela equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação.
Deixe seu comentário