Unidade, que foi inaugurada na quinta-feira, 27, é a segunda do Estado e promove a alfabetização e a escolarização de jovens e adultos
CANOINHAS - A experiência já deu certo no Meio Oeste catarinense,
Para Antônio Edmundo Pacheco, presidente da Fecomércio, o Sesc Ler Canoinhas é um importante capítulo na história da educação catarinense. ?O projeto possibilita a prática do exercício da cidadania e, principalmente, da valorização do ser humano?. E completa: ?Sem educação, as possibilidades de emprego da população diminuem?. Conforme Pacheco, o investimento em Canoinhas se justifica pela expressiva quantidade de pessoas daquele município que não terminaram seus estudos no período regular e que necessitam de uma oportunidade.
O diretor regional do Sesc-SC, Roberto Anastácio Martins, destaca que a inauguração da unidade em Canoinhas é mais uma contribuição da instituição no desenvolvimento social do Estado. Para ele, ?a educação é a primeira etapa na construção de uma sociedade mais justa e igualitária?. O projeto foi implantado na cidade em março de 2007, quando iniciou com uma turma de 23 alunos. De lá pra cá, esse número cresceu: hoje, o Sesc Ler Canoinhas conta com cerca de 70 alunos matriculados. Mas, segundo Martins, a nova estrutura tem capacidade de acolher até 270 alunos, divididos nos três turnos. Para que isso aconteça, o diretor regional destaca: ?Basta o aluno querer mudar a sua história de vida, ter força de vontade. O projeto é totalmente gratuito?, diz.
Além das aulas diárias, com duração de três horas, o projeto oferece material didático completo, refeição, biblioteca com 3,5 mil títulos e contato com ações nas áreas de cultura, lazer e saúde. A idade mínima para participação é de 15 anos. A equipe é formada por educadores capacitados, orientadora pedagógica e auxiliar administrativo e de serviços gerais. O Sesc Ler Canoinhas tem, ainda, dois diferenciais: conta com um consultório odontológico para atendimento exclusivo dos alunos, e um ginásio de esportes ? que poderá ser utilizado pela comunidade, como incentivo à prática esportiva.
Para o prefeito Leoberto Weinert (PMDB), o Sesc Ler tem definitiva importância social, ?já que contribui para a inclusão, a aquisição do conhecimento e a valorização dos jovens e adultos de Canoinhas?. A prefeitura do município cedeu um terreno, localizado no bairro Campo d?Água Verde, para a construção da Unidade.
Deixe seu comentário