O objetivo do PMDR é contribuir com o debate sobre as múltiplas faces do desenvolvimento, na sua dimensão espacial (local, regional, territorial)
Na noite da última quarta-feira (27), a UnC (Universidade do Contestado) campus Canoinhas, inaugurou a sede do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional (PMDR). O mestrado concebe o desenvolvimento de forma multi e interdisciplinar. Nessa direção, o desenvolvimento é entendido como resultado de um conjunto de fatores institucionais, culturais, econômicos, políticos, sociais e científico-tecnológicos, explicando e favorecendo o processo de organização socioeconômica nos diversos recortes territoriais.
O objetivo do PMDR também é contribuir com o debate sobre as múltiplas faces do desenvolvimento, na sua dimensão espacial (local, regional, territorial). O novo coordenador será o professor da UnC Alexandre Assis Tomporoski. Ele cita que o público alvo do Programa é constituído por profissionais dos setores público e privado, lideranças políticas e de governos, gestores públicos e empresariais, membros de organizações não governamentais, professores, técnicos e pesquisadores que, no exercício de suas funções no âmbito macro e micro, lidam ou se interessam por questões relativas ao desenvolvimento regional.
Reitora Solange Sprandel da Silva cita a importância de se ter mais um mestrado na UnC, e enfatiza que estas conquistas propiciam um desenvolvimento local pois, assim, a universidade atinge os tripés de pesquisa, ensino, e extensão.
Além do Mestrado em Desenvolvimento Regional, atualmente a UnC conta com Programa de Mestrado em Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental (Campus Mafra) e Programa de Mestrado em Administração (Campus Concórdia) .
Sobre o PMDR
Podem candidatar-se graduados no Ensino Superior (bacharéis, licenciados e tecnólogos) formados nas áreas das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Administração, Economia, Ciências Contábeis, Agrárias e Políticas, Direito, Psicologia, Comunicação, Informática, Serviço Social, Arquitetura, História, Geografia, Sociologia ou outros cursos) e áreas afins, isto é, áreas que tenham alguma relação com a temática do Desenvolvimento Regional.
Deixe seu comentário