Bolsas de Assistência Social vai garantir que um a cada nove ingressantes tenha mensalidade gratuita

CANOINHAS - A UnC Canoinhas/Porto União lança mais um benefício para os novos acadêmicos que ingressarem a partir do primeiro semestre de 2008. Trata-se da bolsa de Assistência Social. A cada nove alunos ingressantes, um ganhará bolsa de estudos integral, isto é, de 100% do valor da mensalidade. Também haverá destinação de bolsas de estudos parciais entre 25% a 50% do valor da mensalidade. Esta modalidade de bolsa de estudos será destinada a acadêmicos financeiramente carentes.

Para as bolsas de estudos integrais, um dos requisitos é que a renda per capita da família do beneficiado não ultrapassar 1,5 salário mínimo e para as bolsas parciais não deve ser maior que três salários mínimos. As exigências são semelhantes ao Prouni, entre as quais estão ser aluno egresso de escola pública e não ter concluído algum curso de ensino superior.

Anualmente os acadêmicos beneficiados serão reavaliados quanto às exigências para continuar recebendo a bolsa.

A avaliação para seleção dos acadêmicos beneficiados pela nova modalidade de bolsas de estudos, será realizada pela equipe do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da UnC e por uma comissão estabelecida pelo diretor-presidente da Universidade.

Os acadêmicos que ingressarem na UnC através do Vestibular de Verão, que encerra em 31 de outubro ou nos cursos da UnC ofertados pela Acafe, com inscrições até 12 de novembro, poderão concorrer a este benefício, desde que preencham os requisitos exigidos.

 

Programa de Assistência Social

 

A bolsa de estudos faz parte do Programa de Assistência Social, que contempla mais quatro programas permanentes de atendimento a comunidade. São eles Universidade Aberta a Maior Idade (Uami); Programa Técnica de Ensino a Informática Aplicada (Teia); UnC Cidadania e Inclusão Social e Universidade na Capacitação e Assessoria Permanente.

De acordo com o diretor-presidente da UnC, Hamilton Wendt, o Programa de Assistência Social é a contrapartida da UnC pela concessão do Certificado de Assistência Social, em janeiro de 2006, pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). O título garante isenção ao campus Canoinhas/Porto União de impostos, como por exemplo, a quota patronal junto ao INSS.