Neste sexta-feira (18), o Catar optou por proibir o consumo de cerveja no entorno dos estádios da Copa do Mundo. A decisão foi tomada pela família real do país árabe, que é conhecido por regras rígidas e autocráticas. A proibição foi anunciada a dois dias do início da competição.
Desta forma, os torcedores estão liberados para tomar cerveja somente no Fifa Fan Festival, local oficial em que a Fifa designa para o público assistir às partidas - a venda dentro dos estádios é proibida para torcedores. E, ainda assim, quem optar por consumir a bebida tem apenas um período de quatro horas (das 19h às 1h) de permissão. Um copo de 500ml de cerveja no Catar custa 14 dólares, quase R$ 75,00.
Anteriormente, a Fifa havia confirmado que o consumo da bebida no entorno dos estádios seria liberado. Os torcedores teriam a liberação de consumir cerveja 3h antes de cada jogo, com a venda sendo interrompida 40 minutos antes de a bola rolar. Com a proibição, apenas cervejas sem álcool estão liberadas.
A nova proibição deve render problemas nos bastidores da Fifa. Isso porque a Budweiser, patrocinadora oficial da federação internacional, investe dezenas de milhões de dólares para expor a marca nos eventos da Fifa. Há 12 anos, quando o Catar foi escolhido como sede do evento, autoridades do país concordaram em permitir o consumo de cerveja dentro e fora dos estádios.
Fifa emite comunicado oficial
A Fifa se pronuniciou oficialmente sobre a proibição anunciada pelas autoridades do Catar. Em nota, a federação internacional apenas confirmou o veto. Leia abaixo.
"Depois de discussões entre as autoridades locais e a Fifa, foi decidido que a venda de bebidas alcoólicas será restrita à Fifa Fan Festival e a outros lugares licenciados destinados aos fãs, retirando os pontos de venda de cerveja do perímetro dos estádios da Copa do Mundo de 2022. Não haverá impacto na venda de Bud Zero, que vai continuar disponível em todos os estádios do Qatar."
Deixe seu comentário