Uma conquista internacional, de forma inesquecível e brilhante. Há 40 anos a seleção de Santa Catarina representou o Brasil no Torneio de Merdeka, na Malásia, e ficou com o título. Com uma campanha irreparável, os catarinenses terminaram a competição de forma invicta e sofrendo apenas três gols em sete partidas.

Chefiou a delegação o ex-presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), José Elias Giuliari. O técnico foi Joel Castro Flores, com o preparador físico Joel Mendes. A comissão técnica também contou com o médico Cláudio Bley do Nascimento, o massagista José Farias Filho e o jornalista JB Telles.

O selecionado catarinense contou com atletas de Joinville, Blumenau, Internacional de Lages, Criciúma, Avaí, Paysandu, Rio do Sul, Joaçaba, Marcílio Dias e Figueirense.

Na estreia, o selecionado catarinense venceu a Tailândia por 4 a 1 (gols de Rogério, Vargas, Barbieri e Carlinhos). No segundo jogo a vitória foi em cima de Cingapura pelo placar de 4 a 1, gols de Vargas (2) e Barbieri (2). No último jogo sem vencer, Santa Catarina ficou no empate em 1 a 1 com Gana, com Vargas fazendo o gol catarinense. Contra a Índia, os catarinenses venceram por 1 a 0, gol de Rogério. No quadrangular final, Santa Catarina venceu os seus três jogos por 2 a 0. Contra Senegal (gols de Rogério e Vargas), Gana (gols de Vargas e Gersinho) e Coreia do Sul (Rogério e Toninho).

Na decisão, no dia 22 de agosto de 1982, no estádio de Merdeka, os catarinenses venceram gana na final por 3 a 0, com gols do zagueiro Larri, do meia Rogério e do atacante Gersinho. A equipe atuou na decisão com a seguinte formação: Hélio; Toninho, Vagner, Larri e Álvaro; Carlos Alberto, Rogério (Rubenval) e Barbieri; Gersinho, Vargas e Carlinhos (Haerton).

Foram 18 jogadores para a Malásia. Quatro eram do Joinville: Hélio dos Anjos, Vagner, Barbieri e Haerton; do Avaí foram três: Silva, Vargas e Carlinhos; do Internacional, dois: Clademir e Rubenval; dois também do Blumenau: Álvaro e Toninho e do Criciúma, Àlvaro e Larry; com um atleta do Figueirense: Gersinho; do Joaçaba, Larri; do Paysandu, Carlos Alberto, do Marcílio Dias, Rogério e do Rio do Sul, Oliveira.

A CAMPANHA CATARINENSE
Santa Catarina 4 x 1 Tailândia
Santa Catarina 4 x 1 Cingapura
Santa Catarina 1 x 1 Gana
Santa Catarina 1 x 0 Índia
Santa Catarina 2 x 0 Senegal
Santa Catarina 2 x 0 Gana
Santa Catarina 2 x 0 Coréia do Sul
Santa Catarina 3 x 0 Gana

EXCURSÃO
Após o título, a seleção catarinense realizou amistosos pela Malásia e também pelos Emirados Árabes. De saldo da excursão vitoriosa dos catarinenses, foram 16 vitórias e um empate. A equipe balançou as redes adversárias 45 vezes e sofreu apenas seis. O meia do Marcílio Dias, Rogério, foi o artilheiro da excursão com 11 gols. Barbieri, do Joinville, marcou nove vezes. Vargas, do Avaí, fez, 8, enquanto Gersinho (Figueirense) e Oliveira (Rio do Sul), marcaram cinco vezes cada. Carlinhos do Avaí fez três e os seguintes jogadores marcaram um gol cada: Larri e Álvaro (Criciúma), Toninho (Blumenau) e Vagner (Joinville).