Evento começou em 17 de fevereiro e termina neste domingo com shows

CANOINHAS ? Depois de uma intensa programação que começou no dia 17 de fevereiro com a eleição da rainha e princesas, a 2.a Festa do Agronegócio do Planalto Norte (Agrofest) termina neste domingo, 4, com uma grande festa no Parque de Exposições Ouro Verde. O ponto alto da festa começa hoje, às 11 horas, com exposições de animais, 2.a Mostra do Feijão em Variedade e gastronomia. Às 19h30min acontece a abertura oficial da festa com shows com bandas regionais e um jantar no Galpão Missioneiro.

Amanhã, a festa prossegue com a 2.a Feira da Agricultura Familiar, 6.a Feira de Sementes Crioulas, exposições, feiras, 2.a Gincana da Agricultura Familiar, esporte, leilão de cavalos e shows.

Domingo a festa será encerrada com o show mais aguardado ? Gaúcho da Fronteira, que abriu a 1.a Fesmate há quase 20 anos, volta à cidade para o show marcado para às 16 horas.

EVENTOS DIVERSIFICADOS

A semana foi marcada por diversos eventos ligados a 2.a Agrofest. Na segunda-feira, 26, a Secretaria de Educação em parceria com a organização da festa, promoveu uma mostra de projetos desenvolvidos pelo programa Educação no Campo. São mais de 2,48 mil alunos da rede municipal atendidos pelo programa que completa um ano de funcionamento. Eles aprendem noções básicas da vida no campo, como tentativa de mantê-los no meio rural. São 15 escolas participantes envolvendo 175 professores, técnicos agrícolas e pedagogos.  ?Estamos despertando o espírito empreendedor nos alunos?, comemora a secretária de Educação Maria de Lourdes Brehmer. Rosimari Blaka, que coordena o projeto, também comemora os resultados do primeiro ano do programa. ?Os pais estão empolgados com o projeto tanto quanto os alunos?, afirma Rosimari. O segredo do sucesso do programa está em aulas práticas, intrinsecamente ligadas ao cotidiano dos estudantes.

Na terça-feira, 27, aconteceu o lançamento do Plano Municipal de Desenvolvimento Sustentável com o objetivo de promover o desenvolvimento da família rural, nos aspectos sociais, ambientais, culturais e econômicos, por meio de ações que oportunizem sua valorização como cidadãos, fortaleçam sua organização e atendam suas aspirações, visando sua permanência no meio rural, com qualidade de vida.

O Plano apresenta um diagnóstico do município, especialmente do meio rural, apontando as potencialidades, necessidades e problemas, mostrando quais as ações prioritárias, para dar um encaminhamento à retomada do desenvolvimento rural.

Depois do lançamento, foram empossados pelo prefeito Leoberto Weinert (PMDB), os novos membros do Conselho Municipal do Desenvolvimento Agropecuário.

Ainda na terça-feira, aconteceu na Associação dos Servidores Municipais (Asemca), um seminário técnico sobre silvicultura.

Na quarta-feira, 28, e na manhã de ontem, no Campo Demonstrativo do Parque de Exposições, aconteceu um Dia de Campo que visa mostrar na prática, a atividade agrícola.

Ontem à noite aconteceu um seminário sobre Agricultura na Asemca. Na semana passada aconteceram também, seminários sobre Pecuária e sobre o Programa de Gerenciamento de Rodovias Municipais.