Sessão solene homenageou os autores do hino e promoveu ainda o lançamento da cartilha ?O Vereador ? A Base da Democracia?

TRÊS BARRAS ? Após 46 anos de emancipação político-administrativa, enfim, Três Barras pode orgulhar-se de contar com o seu próprio hino. Em sessão solene da Câmara Municipal de Vereadores realizada na noite de quarta-feira, 27, no ginásio de esportes Pedro Merhy Seleme foi promovido o lançamento oficial do hino e homenagens aos seus autores e ainda a distribuição da cartilha ?O Vereador ? A Base da Democracia?, de autoria do professor Claudino Kosteski. Nos próximos dias este material deverá ser encaminhado a todas as escolas das redes municipal e estadual de ensino de Três Barras. ?Esta cartilha é um instrumento de apoio aos jovens. Sua linguagem é de fácil entendimento e traz informações importantes sobre democracia, política e as funções e atribuições do poder legislativo?, frisou Kosteski.

A abertura da sessão foi marcada pela apresentação dos alunos das escolas João Pacheco de Miranda Lima, Guita Federmann e Francisco Rocha que cantaram o hino de Três Barras. Em seguida, Luis Carlos Martins e Maris Stella Uba Chupel, respectivamente, autores da música e da letra do hino foram homenageados com certificados oferecidos pela Câmara Municipal. ?A letra do hino sintetiza a história da nossa terra e a trajetória de um povo. Relata aquilo que consta oficialmente em documentos ou então, aquilo que sempre ouvia de meus pais desde pequena?, afirmou Maris Stella.

A escolha da data para o evento, segundo destacou o presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Altamir Farias (PTB) teve um motivo muito especial. ?Optamos pelo dia 27 de junho como forma de homenagear um grande amigo, um político que tanto orgulhou Três Barras e trabalhou por sua gente. Caso tivesse vivo, seria neste dia que Milton Miguel faria aniversário?, disse Farias, aparentemente emocionado. O ex-vereador e vice-prefeito Milton Miguel faleceu em fevereiro de 2006.

Já o prefeito Luiz Divonsir Shimoguiri (PP) adiantou que nos próximos dias a versão orquestrada do hino estará pronta. Porém, como a versão preliminar ? que utiliza o teclado como instrumento musical e tem como vocal Roseli Maria Evaristo Martins ? já foi encaminhada a todas as escolas do município, Shimoguiri pede para que o hino seja bem difundido como forma de demonstrar civismo e amor ao município. ?A prefeitura vai pedir para que as escolas trabalhem o hino e que façam dele um instrumento de orgulho para todos os seus alunos?, comentou o prefeito.

 

HINO DO MUNICÍPIO DE TRÊS BARRAS ?SC

 

Letra: Maris Stella Uba Chupel Música: Luis Carlos Martins

 

Três Rios te deram o nome

Ó Três Barras quanta luta;

Palco de guerras contestadas

Motivo de grandes disputas.

 

Terra de erva-mate e imensos pinheirais

Riqueza que a cobiça alimentou,

Nossos caboclos brigando por ti

Assim tua história começou.

 

            ESTRIBILHO

            Tresbarrense ergue tua voz

            Num canto vibrante e viril,

            Será a voz de Três Barras

            Ecoando por todo Brasil.

 

Onze foram teus companheiros

Que lutaram com fé no porvir,

Na tua epopéia de glória

Viram nova Três Barras surgir.

 

Recebendo de braços abertos

O imigrante que te procurou,

Longe dos Pátrios lares

Foi aqui que o abrigo encontrou.

 

            ESTRIBILHO

            Tresbarrense ergue tua voz

            Num canto vibrante e viril,

            Será a voz de Três Barras

            Ecoando por todo Brasil.