Repertório agrada público, que coloca os músicos catarinenses na primeira colocação do ranking da atração global

Gracieli Polak

CANOINHAS

 

Seis jovens músicos representam o que Canoinhas tem de melhor musicalmente e levam a cidade no nome para todo País, ao mesmo tempo em que conquistam fama regional e nacional. Na primeira colocação na votação promovida pelo programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo de Televisão, a Banda Kanoa, genuinamente canoinhense, é escolhida pelo público para participar da atração e faz com que seus componentes, Danilo Dyba, Marco Aurélio Borges de Souza, Anderson Nizer, Renato Luís Szczerbowski, Marco Aurélio de Lara (Nelinho) e Wilson de Azeredo Coutinho Júnior (Balão) sejam só sorrisos ao falar da imediata repercussão que adquiram há menos de 15 dias.

Formada há um ano e meio, o grupo surgiu para representar um novo segmento musical: o de banda sertaneja. Os amigos começaram a ensaiar e resolveram apostar alto na carreira, que começou com um show onde gravaram o primeiro DVD de sua trajetória na música. ?Ele está guardado a sete chaves para que ninguém o veja?, comenta o vocalista Danilo Dyba, em meio aos risos dos colegas, que hoje se divertem com a pretensa ideia de se lançar no meio musical ainda sem o entrosamento necessário, como o que acontece atualmente.

Depois de muito ensaio, do apoio dos familiares e de mais de 50 shows na bagagem, os garotos de Canoinhas começam a conquistar um público mais abrangente que o do Planalto Norte e fazem com que sua música seja ouvida cada vez mais longe. A música Saudade que Róe está entre as mais pedidas da Rádio Clube de Curitiba-PR e em primeiro lugar nas paradas sertanejas das rádios de Videira, oeste do Estado, segundo os músicos, que precisaram se esforçar muito para ter suas músicas na boca do povo.

A gravação do primeiro Cd foi realizada de maneira independente, o que significa que não há nenhuma gravadora por trás da divulgação das músicas. ?A gente levou o CD de rádio em rádio e pediu para que as pessoas tocassem. Também passamos fome para conseguir tocar em uma casa famosa de Curitiba. Ficamos esperando na porta da casa, com a maior cara de pau, durante horas e morrendo de fome?, conta o acordeonista Anderson Nizer, relembrando mais uma das histórias que marcam o bom humor e a dedicação dos músicos em busca da divulgação do disco Eu Gosto.  

 

CORRENDO ATRÁS DA FAMA

Com a repentina votação para participar do Caldeirão do Huck, a Kanoa se diz muito feliz, mesmo sabendo que a votação não influencia a decisão do programa sobre a próxima banda a ser escolhida para a transformação do quadro Olha Minha Banda. ?Claro que a gente cria uma expectativa, mas só o fato de o nosso trabalho estar sendo reconhecido e de as nossas músicas serem ouvidas por mais pessoas já é muito gratificante?, afirma Dyba.

 

VOTE NA BANDA 

Para votar na Banda Kanoa para o programa Caldeirão do Huck, acesse www.8p.com.br/olhaminhabandadesertanejo/bandakanoa/perfil