Enchente avançou durante a semana; previsão de sol para o fim de semana

Edinei Wassoaski

TRÊS BARRAS
 
Pelo menos 68 famílias tiveram de deixar suas casas desde a semana passada em Três Barras, primeiramente por conta da enxurrada de domingo, 27, e esta semana por conta da enchente, que avança nas comunidades ribeirinhas. O número deve ser maior, segundo aponta o comandante do Corpo de Bombeiros de Três Barras, sargento Aristeu Cavalheiro, por que muitas famílias foram para a casa de parentes sem ajuda dos bombeiros. As 68 famílias retiradas pelos bombeiros estão em quatro abrigos espalhados pela cidade. Colchões foram doados pela Defesa Civil do Estado e a prefeitura está fornecendo sacolões.
A comunidade mais atingida é que fica às margens do rio Negro. O rio está com 7,37 metros.
No bairro São Cristóvão, várias famílias já deixaram suas casas, mas muitos ainda insistem, embora a água já esteja na porta. O rio Canoinhas está com 6,10 metros, 1,20m acima do nível normal.
 
ESPERANÇA
 
Na rua Etelvina Pires, a mais atingida pela enchente no São Cristóvão, poucas famílias teimam em permanecer em suas casas. Eva dos Santos, escolada em enchentes, há dois se mudou de uma casa para outra na mesma rua. O detalhe é que a segunda casa tem dois pavimentos. “Os que moram aí embaixo já saíram, mas aqui a água não pega”, conta. Mesmo assim, é preciso usar uma ponte improvisada com um toco de madeira para chegar ao segundo pavimento. “Estamos preocupados, mas a água começou a baixar”, diz.
 
TEMPO DEVE MELHORAR
 
Depois de uma semana de instabilidade, o tempo deve melhorar no fim de semana. Segundo instituto Ciram/Epagri, o dia hoje deve ser de nebulosidade variável. O tempo deve firmar mesmo amanhã, com sol e aumento de nuvens. Domingo, 11, deve ser dia de sol firme. O feriado de 12 de outubro também deve ser de sol.
O Ciram divulgou ontem que setembro quebrou recorde de chuvas no Estado. Em Rio Negrinho, a 100km de Canoinhas, choveu 354,8 milímetros ao longo do mês. A média histórica para o mês na região é de 183 milímetros.