Ainda assim, documentação em dia e constando no Cadastro Nacional é imprescindível
Edinei Wassoaski
CANOINHAS
?Se a documentação estiver correta e constando no Cadastro Nacional de Informações, a aposentadoria sai em menos de 30 minutos?. A afirmação é da chefe da agência da Previdência Social em Canoinhas, Solange Maria Freitas Fiedler.
O problema reside nas aposentadorias rurais, que responde pela maioria dos pedidos de benefício que dão entrada na agência de Canoinhas. ?Para você ter uma ideia, desde segunda-feira não entrou nenhum pedido de aposentadoria urbana?, exemplifica Solange em entrevista concedida quarta-feira, 7, ao CN.
A complicação das aposentadorias rurais está na falta de documentação que comprove os anos de trabalho. A Previdência estuda uma forma de criar um cadastro rural que facilite as aposentadorias dos que trabalham na agricultura informal.
O marketing criado em cima da Lei que estabelece a ?aposentadoria em 30 minutos? é fruto de um monumental arquivo de informações digitalizado que permite as agências de todo o Brasil puxar dados dos contribuintes desde 1976. Antes, isso só era possível desde 1994. Dessa forma, o beneficiário com 65 anos (homem) ou 60 anos (mulher) e 15 anos de contribuição registrado em carteira, precisa somente do documento de identidade e carteira de trabalho para requerer o benefício.
Anteriormente, segundo o INSS, o prazo médio para o recebimento da aposentadoria era de 21 dias após a solicitação.
A Previdência promete ampliar o cadastro e fazer valer a Lei dos 30 minutos para outras duas categorias de segurados ? por tempo de contribuição, em março; e para trabalhadores rurais que optem pelo benefício por idade, em julho.
INFORMAÇÕES
Solange lembra que a maioria dos que procuram a agência quer informações. Somente na segunda-feira, 5, mais de 200 pessoas procuraram a agência em busca de informações. Este serviço já é disponibilizado há anos por meio do telefone 135 (ligação gratuita). Pelo mesmo número é possível agendar perícias (o que corresponde a 80% dos atendimentos em Canoinhas) e atendimento no balcão de qualquer agência do País.
Deixe seu comentário