O público assistiu a exposições, rodeios e shows, provou o melhor da nossa culinária com cardápio amplo e variado e prestigiou a beleza do desfile das candidatas a princesas e rainha

CANOINHAS - A 1ª Festa do Agronegócio do Planalto Norte Catarinense (Agrofest) teve todos os objetivos alcançados, segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Donato João Noernberg, coordenador geral da festa. ?O ponto alto foi a participação do agricultor. Um evento deste porte dirigido ao agricultor é inédito em nossa cidade?, comenta o secretário.
Aproximadamente 18 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições Ouro Verde. Essas pessoas puderam assistir a exposições, rodeios e shows, provar o melhor da nossa culinária com cardápio amplo e variado e prestigiar a beleza do desfile das candidatas a princesas e rainha.
A eleição das anfitriãs da Agrofest, aliás, foi um dos primeiros eventos da festa. Nove meninas desfilaram concorrendo à coroa de 1ª Rainha da Agrofest na sexta-feira, 10.
As culturas do milho, do feijão, da soja e do girassol foram enaltecidas pela criatividade e elegância dos trajes.
A rainha eleita foi Edna Kuroli, de Canoinhas. Janaína Tâmara Pereira de Papanduva, foi escolhida 1ª princesa, e Jéssica Bertotti, foi a 2ª princesa, também de Papanduva.
Logo após a escolha da rainha da Agrofest, o público dirigiu-se para a arena de shows, onde o prefeito Leoberto Weinert (PMDB), declarou oficialmente aberta a festa.
Durante a cerimônia de abertura foi apresentado um vídeo de dez minutos sobre os valores e riquezas de Canoinhas.

Exposições
Quem esteve visitando o Pavilhão 1 pode conferir a riqueza histórica do museu particular do professor Norberto Schroeder e a variedade incrível de peças do acervo histórico cultural.
A 1ª Feira do Feijão, trouxe uma incrível variedade de feijões. Na exposição de suínos, ovinos e caprinos o público pode até degustar de um leitão à paraguaia e conferir como se desenvolve o trabalho dos produtores e os cuidados com os animais. Durante a Feira da Agrofest, também aconteceram algumas competições que animaram a festa, como o concurso da abóbora mais pesada, mandioca mais cumprida e a corrida de porquinhos.
Os carros antigos em exposição trouxeram elegância à festa, bem como a mostra do Jeep Club de Canoinhas.
Projetos como o Paca, Recicle e Verde é Vida, das empresas da nossa região também tiveram a oportunidade de mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido nas escolas e comunidades, bem como também o Programa Ambial da Escola Rodolfo Zipperer.

Gastronomia
Quem esteve na 1ª Agrofest pode apreciar as delícias da culinária típica da região.
Durante os três dias de festa a cozinha modificou o cardápio cinco vezes. O Restaurante Lafayette, na sexta-feira apresentou um variado cardápio com música ao vivo de Yvan e Jean. No sábado o almoço alemão - com apresentação de dança folclórica alemã e jantar italiano mostraram que a miscigenação das culturas é algo espetacular quando o assunto é a gastronomia. O almoço de domingo, foi muito bem organizado pela comunidade da Igreja São Francisco, que serviu uma Costela Campeira. Os gaiteiros se encarregaram de remeter o almoço às tradições caipiras da região. Como não poderia ser diferente, o rodízio de pizzas do restaurante Torre de Pizza também foi um sucesso, ainda mais com apresentação de Yasushi, voz e violão.
Além das refeições servidas na Praça de alimentação, instalada no Pavilhão 2, as barraquinhas montadas na área externa ofereciam variados tipos de lanches e bebidas.

Shows
Durante os três dias aconteceram shows dentro e fora da arena. Vários foram os artistas que se apresentaram no palco externo revelando os talentos de Canoinhas e região. Destaque para Regy e Nando que se apresentaram no domingo e aglomeraram uma pequena multidão em frente ao palco secundário. Várias atrações também se apresentaram no palco externo, entre elas o coral de crianças que encantou o público.
Na arena, o show pirotécnico encheu os olhos do público. Enquanto peões arriscavam suas vidas montando em bois, palhaços divertiam a platéia que assistia a tudo atenciosamente.
Todas as noites foram coroadas com shows nacionais. Wilson e Soraia, na sexta-feira, Felipe e Falcão no sábado e no domingo, Osvaldir e Carlos Magrão.