CN tira dúvidas dos leitores sobre o sistema que vai mudar o trânsito no centro

Edinei Wassoaski

CANOINHAS
 
Agora não tem mais volta. No sábado, 12, aniversário do município, entra em vigor em regime experimental o Rotativo Canoinhas, sistema que vai pedagiar o estacionamento no centro da cidade. A fase experimental, que visa esclarecer os motoristas, vai durar 15 dias. A partir de 1.º de outubro, não tem perdão. Esqueceu de colocar o cartão raspa-raspa no painel do carro, vai ser multado e correrá o risco de ter o carro guinchado para o Pátio Municipal. Segundo o diretor da Serttel, empresa pernambucana que vai explorar o rotativo em Canoinhas, Rudrigo Maciel, sete orientadores já contratados trabalharão nesta primeira fase que inclui trechos das ruas Frei Menandro Kamps, Francisco de Paula Pereira, Major Vieira, Vidal Ramos, Travessa Antonio Burgardt,Felipe Schmidt, Getúlio Vargas e Eugênio de Souza (veja no mapa da capa). A 2ª fase está prevista para daqui a 120 dias.
Os trabalhos de sinalização e implementação de placas começou esta semana e, promete Rudrigo, estarão prontos até o final da próxima semana.
O sistema adotado em Canoinhas será de cartão raspa-raspa. Os cartões serão de meia hora (R$ 0,35) e de uma hora (R$ 0,70).
Abaixo, o CN elenca as principais dúvidas relacionadas ao Rotativo, respondidas por Maciel e pelo responsável pelo Departamento de Trânsito da prefeitura de Canoinhas, Haroldo Heyse.

DÚVIDAS E RESPOSTAS:

ONDE COMPRAR OS CARTÕES RASPA-RASPA?
A Serttel está cadastrando diversos pontos como lotéricas, farmácias e o próprio escritório da empresa que está sendo montado na rua Major Vieira.

POSSO USAR MAIS DE UM CARTÃO EM UMA ÚNICA VAGA?
 A tolerância de permanência em uma só vaga é de 2 horas. Para tanto, o motorista terá de deixar 2 cartões de 1 hora ou 4 de meia hora expostos no painel do veículo.

ONDE DEIXAR O(S) CARTÃO(ÕES)?
É recomendável que se coloque em cima do painel, dentro do carro, desde que fique visível para quem olha de fora. Cartões presos às palhetas dos para-brisas podem ser furtados.

O QUE VAI ACONTECER SE DEIXAR O CARRO ALÉM DO TEMPO DISCRIMINADO NO CARTÃO?
O carro pode ser guinchado para o pátio municipal e só será devolvido mediante pagamento de multa.

POSSO PARAR SEM USAR O CARTÃO POR 10 MINUTOS PARA COMPRAR PÃO, POR EXEMPLO?
Não, vai ter de usar o cartão de meia hora.

E EM FARMÁCIAS?
A princípio, continua valendo a regra de 10 minutos de isenção para estacionamentos de farmácias, mas a intenção é cobrar em breve.

COMO COMERCIANTE, POSSO COMPRAR VAGAS PARA MEUS CLIENTES?
Não, você pode comprar cartões e dar como cortesia a seus clientes.
HAVERÁ VAGAS ESPECÍFICAS PARA MOTOCICLETAS?
Sim. Elas serão sinalizadas.

OS CARTÕES TÊM VALIDADE?
Não.

COMO ME ORIENTAR?
As regras estarão discriminadas atrás dos cartões, mas os fiscais espalhados pelo centro estão aptos a tirar dúvidas.

NÃO COMPREI CARTÕES. COMO DEVO PROCEDER?
Ao estacionar, procure um fiscal. Ele lhe venderá um cartão avulso.

COMO IDENTIFICAR QUE A ÁREA É DE ESTACIONAMENTO ROTATIVO?
Haverá placas próximas uma da outra na área rotativa.

CAMINHÕES DE CARGA E DESCARGA
Serão liberados alguns veículos de até 10 toneladas. Os demais poderão carregar ou descarregar somente entre 18h30 e 8h do dia seguinte.

QUAL O HORÁRIO E DIAS DE FUNCIONAMENTO DO ROTATIVO?
Segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h30. Sábados, das 8h30 às 12h30. No Domingo e demais horários o estacionamento é livre.

O QUE ACONTECERÁ COM VENDEDORES AMBULANTES?
Comerciantes de cachorro-quente, que usam o estacionamento como local de trabalho, por exemplo, serão proibidos de usar o local durante o Rotativo.

ALGUÉM TERÁ ISENÇÃO?
Somente carros públicos ou a serviço do País, Estado ou município não vão pagar estacionamento.