Prefeitura pretende direcionar lixo da cidade para a Associação reciclar

CANOINHAS ? Duas reuniões na noite de terça-feira, 20, na Universidade do Contestado (UnC) marcaram a legalização da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Canoinhas.

A Associação é formada por cerca de 50 famílias do loteamento Vila Verde, no bairro Campo d?Água Verde. Informalmente, a Associação já existe há cinco anos, mas a oficialização, promovida por entidades governamentais, deve abrir uma série de possibilidades para o grupo.

A grande oportunidade dos catadores, de acordo com a supervisora da Secretaria de Meio Ambiente de Canoinhas, Rafaela Mayer Zaniolo, está na destinação do lixo coletado pela Serrana à Associação. ?A idéia é de que o mínimo do lixo orgânico coletado em Canoinhas tenha de ir para o aterro em Mafra?, explica. Hoje, todo o lixo coletado na cidade segue para o aterro da empresa Serrana, em Mafra, o que demanda um alto custo para o município. ?Com a destinação para a Associação, a prefeitura economiza e os catadores lucram?, resume Rafaela.

 

RECICLA

 

As ações, desde a criação da Associação, até a idéia de redirecionar o lixo canoinhense, fazem parte do Projeto Recicla.

De acordo com Rafaela, o projeto é ainda mais abrangente. Nos próximos dias a prefeitura vai bancar a construção de um barracão de madeira, no bairro Campo d?Água Verde, que servirá de sede para a empresa de reciclagem que a Associação irá tocar.

A madeira já foi doada pela empresa Rigesa. A prefeitura doou o terreno e bancará a mão-de-obra para erguer o barracão.

A Associação Empresarial de Canoinhas (Acic), Banco Planorte, Sebrae, prefeitura e ADR-Plan, assinaram um termo de compromisso com a Associação. A prefeitura deve disponibilizar um gestor que acompanhará todo o processo de montagem da pequena empresa. A previsão é de que a obra esteja pronta em maio de 2008.

Raquel de Matos, primeira presidente empossada da Associação, vê com entusiasmo a efetivação da entidade. ?Com isso vamos ter nossos direitos valorizados?, comemora.