Retorno do delegado para a Regional de Canoinhas provocou conflito entre vereador e deputado
Edinei Wassoaski
CANOINHAS
Vereador Beto Passos (PT) não poupou críticas ao deputado estadual Antonio Aguiar (PMDB) na sessão de segunda-feira, 2, da Câmara dos Vereadores de Canoinhas. O motivo esteve relacionado ao possível retorno do delegado Waldir Padilha ao comando da Delegacia Regional de Canoinhas. Padilha está afastado do órgão desde o ano passado para tratar um câncer. Como o tratamento foi bem sucedido, o delegado planejava voltar ao trabalho justamente na segunda-feira. Ao conversar com o delegado, por telefone, Beto disse que ficou sabendo que, atendendo a um pedido pessoal de Aguiar, o chefe da Polícia Civil do Estado, o também canoinhense Maurício Eskudlark, teria vetado o retorno de Padilha para Canoinhas. “Padilha foi um delegado que veio e fez a diferença, mas para o deputado Aguiar não tá bom. Voltamos à época do coronelismo”, desabafou na tribuna.
Aguiar negou que tivesse telefonado para Eskudlark pedindo que “segurasse” o retorno de Padilha para Canoinhas e lembrou que foi ele quem fez um requerimento pedindo a transferência de Padilha de Blumenau para Canoinhas em 2007. “Para mim esta é uma discussão inócua, não sou eu quem nomeia delegados, é o secretário de Segurança Pública”.
Aguiar adiantou ainda que Padilha já está lotado em Blumenau.
Por telefone, Padilha disse ao CN que é amigo tanto de Aguiar quanto de Passos e que não pretende criar mal-estar entre os dois. “Lógico que eu gostaria de encerrar minha carreira no meu município (Padilha é natural de Canoinhas), mas sou ciente de que os locais onde vou trabalhar dependem de uma decisão de instâncias superiores e que não pretendo contestar”.
Padilha conta que recebeu um telefonema de Aguiar dizendo que havia recomendado a permanência de Getúlio Scherer à frente da Delegacia porque não sabia de seu retorno. Padilha diz que assegurou ao deputado que se havia interesse de Scherer em permanecer em Canoinhas, para ele, não havia problema algum em permanecer em Blumenau. Em menos de um ano, Padilha se aposenta da profissão. “É uma questão de meses, não vou criar um caso político por causa de pouco tempo”, afirmou.
DELEGADO REGIONAL CONTINUA
De qualquer forma Canoinhas não está sem delegado regional. Desde que Padilha se afastou da função, Getúlio Scherer assumiu a Delegacia Regional. Scherer pretende continuar no comando da Delegacia até a aposentadoria.
Iniciada na esfera funcional, a disputa pelo comando da Delegacia foi para o campo político porque Padilha tem forte ligação com o partido de Passos, o PT. Em 2008 seu nome chegou a ser cogitado para concorrer a vice de Décio Lima (PT) na disputa pelo comando da prefeitura de Blumenau. Padilha, no entanto, não é filiado ao partido.
Deixe seu comentário