CN elege os 10 motivos mais interessantes para amar Canoinhas

Os 96 anos de Canoinhas, comemorados na quarta-feira, 12, levaram os canoinhenses a uma reflexão. Por que você tem amor por Canoinhas? A pergunta feita em uma promoção da Fundação Municipal de Cultura, rendeu respostas interessantes.

As três melhores respostas, que você acompanha abaixo, foram premiadas durante as festividades na quarta-feira.

O concurso começou no dia 6 de agosto e seguiu até 31 de agosto. As frases deviam de ter no máximo três linhas e serem originais. Uma comissão formada por integrantes da Fundação Municipal de Cultura analisou cada frase, escolhendo as três melhores. O objetivo foi de despertar o canoinhense natural ou aquele que vive aqui, o seu amor pela cidade.

Participaram pessoas a partir de 7 anos, inclusive servidores públicos municipais, menos da Fundação de Cultura.

 Segundo a diretora de Turismo, Viviane Bueno, o concurso além de concorrido foi emocionante, já que muitas frases comentaram sobre o sentimento de viver na cidade, o orgulho de não ser uma cidade com violência e até mesmo da oportunidade que a família teve aqui, como a conquista de um emprego.

Mais de 250 frases por carta e e-mails foram recebidas pela Fundação de Cultura. Aproveitando a idéia desenvolvida pela Fundação de Cultura, o CN ilustra as frases com 10 motivos para amar Canoinhas. Acompanhe:

 

1 Povo hospitaleiro

 

Nada supera a solidariedade do povo canoinhense. Entidades como a Adosarec, que tem mais de 3 mil doadores de sangue associados estão aí para provar que o canoinhense gosta de ajudar o próximo

 

2 Tranqüilidade

Somente quem já morou numa grande metrópole percebe o quanto nossa cidade é pacata, embora cresça a olhos vistos

 

3 Interior

Passear pelo interior de Canoinhas é contemplar paisagens exuberantes. Programa simples e único.

 

4 Praças

 

Arborizadas e amplas, as praças Lauro Muller e Osvaldo de Oliveira são de uma beleza igualada por poucas praças do Estado

 

 

5 Cervejaria do Loefler

 

Quem resiste a um chope servido numa cervejaria centenária por uma figura tão simpática como Ruprechet Loefler?

 

6 Estação Ferroviária de Marcílio Dias

 

O abandono dá um ar nostálgico a Estação Ferroviária que simboliza um tempo de progresso jamais igualado pelo município

 

 

 

7 Passeio no calçadão

 

Domingo é dia de passear pelo calçadão da Francisco de Paula Pereira

 

 

 

8        Fesmate

 

Apesar de criticada, o povo aguarda ansiosamente a maior festa da cidade

 

 

9        Tradição européia

 

Poloneses, germânicos, ucranianos, italianos e sírio-libaneses convivem harmoniosamente em Canoinhas; seus descentes seguem o trabalho iniciado pelos pioneiros, visando o desenvolvimento da cidade

 

10 UnC

 

A UnC conseguiu recuperar a auto-estima do canoinhense, atraindo estudantes e investimentos para a cidade

 

 

 

 

 

MELHORES DECLARAÇÕES DE AMOR POR CANOINHAS

 

 

1º lugar

?Eu amo Canoinhas por que:

Esta terra me viu nascer,

E nela estou me preparando,

para na vida vencer?.

 

Sheila Cordeiro, residente na rua Feres João Sfair, Jardim Esperança

 

 

2º lugar

?A cada novo dia, uma nova conquista! O fato de conviver com o povo canoinhense já é o bastante para amar esta terra. Aqui o futuro é construído a todo momento com histórias dignas de sucesso e amizade?

 

Francisco Péricles Pazda, delegado civil

 

 

3º lugar

?Canoinhas terra da esperança, de gente jovem e orgulhosa, por ter em teu passado uma linda história e no futuro a prosperidade?

 

Aline Muller ? estudante da Escola João José de Souza Cabral