Vereadores e técnicos da prefeitura foram até o bairro esclarecer moradores
CANOINHAS ? Vereadores Célio Galeski (PSDB), Neno Pangratz (PP), Bene Carvalho (PMDB), Silmar Golanovski (PMDB) e Paulo Glinski (PFL), além do prefeito em exercício Edmilson Werka (PSDB), o secretário da Administração Argos Burgardt e técnicos da prefeitura, participaram de uma reunião com os moradores do Loteamento Jardim Santa Cruz na noite de quarta-feira, 7, a fim de esclarecê-los sobre o pagamento de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Pela primeira vez, os moradores do bairro terão de pagar IPTU, o que provocou verdadeiro alarde entre os moradores que já se queixam de dificuldades em pagar as prestações mensais de R$ 30 pelos lotes, distribuídos no governo Orlando Krautler (PSDB).
Organizada pela Associação de Moradores do bairro, a reunião aconteceu com a exposição de perguntas feitas pela comunidade, lidas pela presidente da Associação Marli Ferreira dos Santos, aos vereadores e técnicos da prefeitura.
Entre os questionamentos, os moradores quiseram saber o porque da diferenciação de valores entre os terrenos, já que todos têm a mesma medida. Ouviram do diretor do setor de tributos da prefeitura, Jucelino Pereira, que a medida dos terrenos pode ter sido equivocada, o que pode ter resultado na diferença de valores, o que, será de pronto corrigido assim que uma nova metragem seja efetuada a pedido do contribuinte.
Os moradores quiseram saber também sobre as sanções para quem não pagar o IPTU e como deve proceder quem não tem condições de quitar seu IPTU.
Eles se queixaram ainda da falta de um carteiro que distribua cartas e carnês de IPTU no bairro. Pereira garantiu que a prefeitura já está providenciando as placas de identificação das ruas, o que viabilizará o trabalho dos Correios.
Outra pergunta feita ao secretário de Obras interino Célio Galeski foi se o valor pago pelo IPTU será revertido em melhorias para o bairro, que sofre com enxurradas durante chuvas. Galeski garantiu direcionar sua equipe para resolver os problemas mais críticos nos próximos dias.
MORADORES TÊM DIREITO A DESCONTO DE 50%
Durante a reunião, os moradores ficaram sabendo que tem direito a 50% de desconto do valor total do IPTU. Este direito lhes é garantido em Lei. Todos os lotes têm 200 metros quadrados. A Lei diz que todos os lotes que tem menos de 1 mil metros quadrados tem direito ao desconto. Este mesmo desconto se estende a famílias com renda abaixo de dois salários mínimos, aposentados e pensionistas.
LOTES SERÃO LEGALIZADOS
Deixe seu comentário