Protesto é em função do pó que aumenta com a falta de chuva

CANOINHAS ? O forte calor e a escassez de chuva das últimas semanas deixaram os moradores do bairro Alto do Frigorífico ainda mais irritados com o pó que vem da rua e invade suas casas.

Das 9 às 17h30min de segunda-feira, 16, os moradores trancaram a rua, queimaram pneus, estenderam faixas de protesto e esticaram uma corda para impedir a passagem de veículos. ?Só passava carros em caso de doença?, conta uma moradora que não quis se identificar. Nesse caso, foram somente dois carros que conseguiram passar.

Há mais de 20 anos, os moradores pedem asfalto para a rua. Segundo eles, o prefeito Leoberto Weinert (PMDB), em campanha, disse que asfaltaria a rua caso vencesse.

Wilson Brandão, que tem um comércio na rua, falou com Weinert na segunda-feira e recebeu a garantia de que pelo menos um caminhão-pipa do Corpo de Bombeiros passará três vezes por semana molhando a rua para amenizar o pó.

Em 30 dias, garantiu Weinert, a prefeitura deve adquirir seu próprio caminhão-pipa e assumir o serviço. Embora tenha dado atenção ao protesto, Weinert negou que tivesse prometido em campanha, o asfalto para o bairro.

Por ser única rua de acesso a diversas localidades e distritos do município, pela estrada passam dezenas de caminhões diariamente. ?É pó de cedo à noite?, reclama uma moradora.

Essa foi a primeira vez que os moradores fecharam a rua. Um protesto silencioso, com placas expostas nas laterais da rua pedindo por asfalto aconteceu há dois anos, durante o governo de Orlando Krautler.

 

VEREADOR ALERTOU SOBRE SITUAÇÃO

 

O vereador Neno Pangratz (PP) pede desde o início de seu mandato, um caminhão-pipa para amenizar o pó na estrada geral do Alto do Frigorífico.

Na segunda-feira ele acompanhou o protesto e pressionou o superintendente de Obras Fernando de Oliveira a tomar uma providência. Fernando garantiu que um caminhão-pipa será comprado pela prefeitura para amenizar a situação e que o asfaltamento da rua já está previsto no orçamento da prefeitura, mas sem data para começar.