Data é uma das mais importantes do calendário religioso
Gracieli Polak
CANOINHAS
A limpeza e os cuidados com as sepulturas de entes queridos fizeram com que o movimento nos cemitérios de Canoinhas aumentasse mais de 60% no decorrer desta semana, diz Paulo Ramos, funcionário da empresa que mantém os cemitérios de Canoinhas e de Marcílio Dias. Com a proximidade do Dia de Finados, na segunda-feira, 2, a movimentação é intensa e deve ficar ainda maior com a chegada do final de semana, seguido pela data religiosa.
Segundo Ramos, a manutenção constante possibilita que cemitério esteja limpo e bem cuidado durante todo ano, mas garante que e a infra-estrutura necessária para a limpeza das sepulturas, dever dos familiares, está garantida para quem quiser fazer uso dos serviços. “Estamos oferecendo água e luz para que precisar, até mesmo pra que as pessoas possam usar lavadoras de pressão”, diz.
No cemitério de Canoinhas há aproximadamente 1,8 mil sepulturas, mas a quantidade de pessoas sepultadas é difícil de numerar, diz Ramos, porque muitas delas são usadas para diversas pessoas. Ele explica que o cemitério está passando por um sistema de mapeamento, que vai numerar os túmulos e as ruas do local para facilitar a procura pelas sepulturas. “Nós já começamos este processo e, em quatro ou cinco meses, ele vai estar concretizado. Mas, quem precisar de alguma informação, pode pedir ajuda”, informa.
De acordo com a diretora de Meio Ambiente de Canoinhas, Daiana Mara Linzmeier, tanto o cemitério de Canoinhas quanto o de Marcílio Dias, sob a administração da empresa licitada pela prefeitura, estão abertos para limpeza e melhorias, mas para preservar o acesso e a limpeza dos locais, as obras foram proibidas nesta semana.
FINADOS?
Segundo o seminarista André Juliano de Souza, o Dia de Finados tem como fundamento a esperança na vida além da morte. “Este é o dia que vivemos a memória das pessoas queridas que já faleceram. Deste modo é o dia que vivenciamos o amor, pois, amar é sentir que o outro não morrerá”, diz..
Segundo Souza, desde o século 8, o dia anual por todos os mortos é comemorado em 2 de novembro, data que precede o Dia de Todos os Santos, e deve ser utilizada para visitar os túmulos, rezar e fazer memória por todos aqueles que faleceram e não são lembrados.
Deixe seu comentário