94,2% dos entrevistados acreditam na importância dos Conselhos de Desenvolvimento Regional

CANOINHAS

 
O governo de Santa Catarina começou 2010 tendo nas mãos uma visão mais ampla sobre o sistema de gestão que foi implantado em 2003. Professores da UnC Canoinhas entregaram ao diretor-geral da Secretaria de Estado do Planejamento, Túlio Tavares, a pesquisa desenvolvida pela Universidade – em parceria com o Instituto de Pesquisa, Assessoria e Consultoria (Ipac) de Blumenau – sobre a avaliação do desempenho institucional das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs).
A intenção da pesquisa foi apontar pontos fracos, pontos fortes, ameaças e possibilidades do processo de descentralização. As informações foram recolhidas em uma amostra de 20 SDRs do Estado, com pesquisas qualitativas e quantitativas feitas com os participantes do processo. Desde setembro de 2009, equipe formada pelo professor Walter Knaessl Birkner e estudantes do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da UnC, além dos profissionais do Ipac realizaram a pesquisa por meio de entrevistas e questionários.
Representantes do Executivo e Legislativo, funcionários públicos, empresários e sociedade civil envolvida nos Conselhos de Desenvolvimento Regional foram ouvidos na pesquisa, que teve como resultado uma avaliação positiva do processo. “Este processo de descentralização desenvolvido em Santa Catarina é inovador, ele inaugura uma nova era dentro da gestão pública e na concepção do Estado Moderno”, aponta Birkner. Ele acredita que a observação deste processo é indispensável para todos que estudam ou fazem política. Outro ponto importante, de acordo com o pesquisador, é a formação técnica daqueles que vão atuar nas secretarias. “Isso vai facilitar e endossar ainda mais, em cada região, a representatividade das Secretarias”, afirma. “A capacitação dos agentes envolvidos será determinante na qualidade da gestão da coisa pública”, diz o professor.
 
Números
Entre os dados apontados pela pesquisa, 37,6% dos 346 entrevistados deram nota 4 para a descentralização, sendo zero a nota mais baixa e 5 a mais alta, e 33,8% deram nota 5. Quando a pergunta foi sobre o principal ponto forte da descentralização, 32,7% dos entrevistados responderam ser a proximidade do Governo com a população. Além disso, 94,2% dos entrevistados acreditam na importância dos Conselhos de Desenvolvimento Regional.
 
Pioneirismo
A pesquisa integra uma linha de pesquisa inovadora dentro da ciência política. “A UnC foi convidada a fazer esta pesquisa porque a produção intelectual oriunda das nossas salas de aula está fazendo eco lá fora”, observa Birkner. Os cursos de Ciências Sociais, Gestão Pública e o Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional influenciam para que esta área seja observada com mais afinco por docentes e acadêmicos da UnC.