Unidade deverá ser inaugurada no mesmo mês, promete diretora geral da instituição

Gracieli Polak

CANOINHAS
O tempo fechado e o barro presente na obra do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)  não foram empecilhos para que a comitiva do Instituto, a senadora Ideli Salvatti, o deputado federal Cláudio Vignatti (PT), o prefeito Leoberto Weinert (PMDB) e demais autoridades acompanhassem o andamento dos trabalhos realizados na unidade de Canoinhas, na sexta-feira, 24.
O IFSC de Canoinhas, assim como as demais unidades em fase de construção no Estado deverá estar pronto e inaugurado, de acordo com a diretora geral da instituição, Consuelo Sielski Santos, em dezembro, quando os processos seletivos para ingresso nas novas unidades deverá estar encaminhado. Em Canoinhas, a situação não é diferente.
Segundo Consuelo, a Conembra, construtora responsável pela obra, está utilizando estruturas pré-fabricadas para construir o primeiro dos blocos que comporão o complexo da instituição, padronizada dentro do Estado e, por este fato, a obra está dentro do cronograma previsto e a preparação para a instalação das novas unidades, acelerada. De acordo com a futura diretora do Instituto em Canoinhas, Maria Bertília Oss Giacomelli, que na próxima semana fixa residência na cidade para acompanhar de perto o processo de instauração do IFSC,  o planejamento dos cursos a ser oferecidos na unidade do Planalto Norte já está sendo realizado e a população deve esperar e cobrar por educação de qualidade. “Nós somos o primeiro do País em qualidade de ensino. Promovemos a verticalização do ensino e, com certeza, vamos honrar os compromissos assumidos para Canoinhas porque eles fazem parte das diretrizes da instituição”, afirmou.
PARCERIA
A senadora Ideli Salvatti (PT), responsável pela emenda que permitiu a expansão do ensino profissionalizante no Estado enumerou todas as unidades que passam por ampliações ou construção e avaliou o crescimento significativo para o desenvolvimento de Santa Catarina. “É muito bom ver a obra andando, ver esta conjugação de esforços, porque o Governo Federal está colocando RS 5 milhões na obra, a prefeitura está  colocando quase metade. Isso demonstra parceria entre todos para a vinda do Instituto, que vai melhorar a qualificação dos trabalhadores dessa região a atrair cada vez mais investimentos”, ressaltou Ideli.