Média é de 15 reclamações diárias, mas maioria gera conciliação
Gracieli Polak
CANOINHAS
A conta de telefone chegou mais alta com a inclusão de alguns serviços que não foram consultados, o cartão de crédito que ainda não foi desbloqueado já rendeu uma fatura ou a loja agiu de má fé e não cumpriu o que estava no contrato. Mais de mil pessoas procuraram o Programa de Defesa do Consumidor (Procon) de Canoinhas para registrar reclamações como estas em 2009.
Segundo o relatório divulgado pelo órgão, no ano passado o número de queixas registradas aumentou 18%, rendendo 24 processos inscritos em dívida ativa. De acordo com o coordenador do órgão em Canoinhas, Giovani Paulo Klempouz, esse número diz respeito somente às reclamações que originaram processos, quando não há conciliação mediada pela entidade entre as partes. “Mas muitas pessoas chegam aqui, fazem a reclamação e a gente resolve sem precisar originar um processo”, esclarece.
Klempouz alerta que certas situações encabeçam a lista das queixas prestadas pelos consumidores e que, para isso, é preciso estar atento na hora de realizar operações comerciais. “Ninguém é obrigado a assinar um contrato sem ter cópia para si e esta é uma situação vivenciada por muitas pessoas”, explica. Segundo o coordenador, atualmente a maioria das reclamações está relacionada com a adesão a empréstimos consignados, principalmente por aposentados.
PARA RECLAMAR
Quando o consumidor se sentir lesado, pode procurar o órgão munido do Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Identidade Nacional, comprovante de residência e documentos que comprovem a relação entre as partes.
Até quarta-feira, 24, 113 pessoas já tinham procurado o Procon neste ano. A consumidora Clarice Côrrea foi uma das que buscaram a mediação do órgão para resolver uma situação conflituosa, depois de uma compra em uma loja da cidade. “Foi a primeira vez que eu procurei pelo serviço e espero que consiga resolver meu problema”, diz.
O Procon atende das 13 às 18h, na rua Getúlio Vargas, esquina com a Coronel Albuquerque, no antigo Colégio Comercial. Mais informações sobre os procedimentos adotados pelo órgão podem ser obtidas pelo telefone 3624-0927.
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