Junção das Receitas Federal e Previdenciária aconteceu na quarta-feira, 27

CANOINHAS ? Desde quarta-feira, 27, as Receitas Federal e Previdenciária trabalham juntas em Canoinhas. A unificação dos trabalhos aconteceu em rápida cerimônia na sede da Receita Federal e faz parte do processo denominado Super Receita, consolidado em mais de 40% das cidades brasileiras.

A junção, de acordo com o delegado regional da Receita de Joinville, Mário Benjamin Bartus, visa desburocratizar os serviços públicos, aumentar a fiscalização e facilitar o trabalho das empresas.

Com a junção, os empresários terão as deduções de impostos de renda e contribuição de INSS unificadas. Para as pessoas físicas pouca coisa muda. Quem sentirá mais a mudança será quem contribui como autônomo.

Para as empresas, no entanto, a medida tende a facilitar os trabalhos.

O contador Alceu Knorek acredita que ?a centralização de informações no mesmo local tende a facilitar nosso trabalho?.

O agente de Canoinhas da Receita Federal, Rui Décio Silveira, acredita que a unificação dobrará a arrecadação do órgão, com a fiscalização mais rigorosa dos tributos.

A arrecadação mensal da Receita Federal se aproxima dos R$ 2,3 milhões em Canoinhas.

O projeto que cria a Super Receita foi aprovado no dia 13 de fevereiro na Câmara dos Deputados, depois de receber emendas no Senado, e sancionada pelo presidente Lula (PT).