O secretário-adjunto, Adelmo Alberti e o gerente do Desenvolvimento Social, Urbano e Meio Ambiente, Paulo Faria Júnior, serão os representantes da Se

O secretário-adjunto, Adelmo Alberti e o gerente do Desenvolvimento Social, Urbano e Meio Ambiente, Paulo Faria Júnior,  serão os representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Canoinhas, na 1ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, nos dias 5 e 6 de novembro, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville.

Vamos Cuidar do Brasil: A conferência tem como tema ?Vamos cuidar do Brasil?, preconizando o que está inserido na proposta do Ministério do Meio Ambiente para todo o País. As discussões serão divididas por tópicos que tratam de recursos hídricos, biodiversidade, infra-estrutura, meio-ambiente urbano e mudanças climáticas, repetindo a metodologia das pré-conferências regionais realizadas em todo o Estado de Santa Catarina. Nesta conferência, igualmente serão eleitos delegados para o evento nacional, marcado para acontecer em Brasília entre os dias 28 e 30 de novembro. A cota mínima é de oito e no máximo de 50 representantes para cada Estado da Federação. Dentre os principais personalidades palestrantes desta I Conferência Estadual do Meio Ambiente, destaca-se  o cientista Liszt Vieira, diretor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Aquecimento Global:  O engenheiro florestal, Paulo Faria Júnior, gerente de meio ambiente da SDR-Canoinhas, disse que uma das questões que merecerá atenção especial, é sobre as mudanças climáticas. ?O aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera é a principal causa do aquecimento global, grande ameaça às espécies vivas. Isso se deve, principalmente, ao desmatamento e à queima de combustíveis fósseis ? petróleo, gás natural e carvão mineral?, adverte o engenheiro.  Lembrou ainda, que um dos principais objetivos do 1º Cemasc, é mobilizar, educar e ampliar a participação popular na formulação de propostas para um Brasil Sustentável, fortalecendo o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).