Motoristas lotam ruas periféricas para evitar pagar para estacionar; 2.ª fase começa em 15/11
Gracieli Polak
Edinei Wassoaski
CANOINHAS
O sistema rotativo do estacionamento nas principais ruas do centro de Canoinhas completou ontem 15 dias de implementação oficial com pouca adesão e muitas multas por infração. Quem duvidou do sistema ou não sabia que desde o dia 1.º/10 estava em vigor, como foi o caso do presidente da Câmara de Vereadores de Canoinhas, Célio Galeski, acabou multado.
Os que não se arriscam a ganhar multa se empilham nos estacionamentos das ruas periféricas. O maior drama é de quem trabalha nas ruas com rotativo. A partir de 15 de novembro começa a segunda fase do rotativo. Inicialmente a Serttel, que administra o serviço em Canoinhas, havia anunciado a próxima etapa para 2010, mas decidiu adiantar o processo, o que vai dificultar ainda mais a vida de quem estaciona nos poucos espaços do centro sem pedágio. À medida que o cerco vai sendo fechado, surge um novo nicho econômico. Pelo menos cinco empreendimentos da área de estacionamento pago estão engatilhados em terrenos do centro.
Do ponto de vista dos motoristas que estacionam por pouco tempo no centro, o novo sistema é positivo, por facilitar o acesso à vaga, mas há falhas como a falta de monitores – apenas cinco estão atuando – e indicação de locais para comprar os cartões raspa-raspa.
NORMAL
Segundo o gerente da filial de Canoinhas da Serttel, Miguel Dias, as reclamações em relação ao serviço eram esperadas pela empresa, assim como o esvaziamento das ruas centrais. “Esta resistência é normal, principalmente porque o sistema é novo na cidade, mas, à medida que as pessoas se acostumarem, o serviço normaliza”, diz. Para ele, as ruas centrais não estão vazias, mas passando pelo sistema de rotação definido pela Lei. “Não pode ficar mais de duas horas, mesmo que coloque cartão. Com isso as pessoas que trabalhavam ali e deixavam seus carros estacionados os retiraram. Mas o fluxo permanece como o esperado”, diz.
Dias esclarece que tem recebido reclamações sobre o serviço, mas as maiores queixas, segundo ele, são relacionadas ao desconhecimento da Lei, infundadas, porque um amplo trabalho de divulgação foi realizado. “Nós distribuímos 14 mil panfletos, fizemos orientação em todas as mídias, colocamos monitores para orientar pessoalmente durante 15 dias. As pessoas sabem que existem as regras e elas estão, inclusive, impressas nos cartões”, defende.
Cerca de 50 notificações são realizadas diariamente pela empresa, segundo o gerente. Quatro novos monitores serão contratados para a ampliação do serviço.
ISENÇÃO
Esta semana, os vereadores pediram mais vagas para o estacionamento de motos. Beto Passos (PT) pediu ainda que vans de cachorro-quente possam ficar no mesmo local, sem necessidade de rodar de duas em duas horas. Os vereadores reclamaram ainda da pouca divulgação por parte da Serttel. Galeski diz que foi multado porque achava que o sistema começasse a valer apenas ontem.
Deixe seu comentário