Há previsão de abertura de vagas para o Instituto Geral de Perícias (IGP)

FLORIANÓPOLIS - O secretário da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Ronaldo Benedet, assinou na semana passada, edital para a realização de concurso público no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. São oferecidas 100 vagas para a carreira de soldado. As inscrições começam na segunda-feira, 31, e se estendem até 12 de maio e podem ser feitas exclusivamente via internet pelo site www.acafe.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 60.

As provas estão marcadas para acontecer no dia 8 de junho. Os candidatos terão de escrever uma redação e responder a 50 questões objetivas de múltipla escolha.  Os 100 soldados aprovados vão atuar em unidades do Corpo de Bombeiros nas cidades de Curitibanos, Blumenau, Criciúma, Lages, Chapecó e Itajaí.

As provas serão realizadas em uma das seis cidades escolhidas pelo candidato quando da inscrição. Depois de aprovados e nomeados eles vão permanecer em regime de semi-internato, durante oito meses, participando do curso de formação profissional, com início previsto para 4 de agosto.

O Corpo de Bombeiros conta hoje com um efetivo de 3,2 mil homens e mulheres e atuam em 76 cidades de Santa Catarina. O salário de um soldado chega a R$ 1, 2 mil.

 

IGP

Já está com o grupo gestor o pedido para a realização de mais um concurso público na área da segurança pública. Desta vez são oferecidas 206 vagas para a área do Instituto Geral de Perícias (IGP). São 96 vagas de nível superior nas carreiras de perito criminalístico, médico-legal e químico-legista, e mais 110 de nível médio para as carreiras de auxiliar criminalístico, auxiliar médico-legal e auxiliar de laboratório.  O pedido foi encaminhado na semana passada e deve ser analisado na próxima reunião do grupo gestor.