Há indícios de que estragos tenham sido causados por um tornado
Edinei Wassoaski
CANOINHAS
Na tarde de domingo, 27, a chuva, acompanhada de ventos fortes, deixou prejuízos na localidade do Parado, proximidades do parque Pedreirinha.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, pelo menos 50 árvores como eucaliptos, pinus e pinheiros, cederam e acabaram caindo. Uma delas atingiu um automóvel Gol, placas de Canoinhas, causando perda total do veículo. Nenhuma pessoa se feriu.
Os bombeiros registraram ainda a queda de um poste da energia elétrica. Pelo fato de o temporal ter sido localizado, os bombeiros acreditam que possa ter passado um tornado pelo local.
Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, ouvido pelo site Clic RBS, quando não se tem registro da passagem do tornado, a investigação é feita a partir do rastro que ele deixou.
Entre as indicações da passagem de um tornado no Parado estão as várias árvores que foram quebradas no tronco, e não tombadas, como muitas vezes acontece devido a rajadas de vento. Outro fato que indica a ocorrência do fenômeno são as árvores que estão ao lado das quebradas, e que nada sofreram. ?O vento de rotação vem de cima para baixo, pega a árvore, gira e arranca. Ela não tomba?, explica Puchalski.
O meteorologista afirma que os tornados, além de possuírem uma pequena vida útil, têm também uma área de atuação restrita.
Estes fenômenos podem acontecer quando uma massa de ar quente e úmido atua sobre uma região, como foi o caso do Planalto Norte. Há a formação de nuvens cumulonimbus, que são características de tempestades. Dentro delas há fortes ventos ascendentes e descendentes. Segundo cálculos dos meteorologistas, cerca de 1% destas nuvens podem desenvolver ventos em rotação que passam da nuvem e se deslocam até o solo, caracterizando um tornado.
O Corpo de Bombeiros de Três Barras atendeu quatro ocorrências de queda de árvore no bairro São Cristóvão. Elas atingiram parcialmente duas casas, uma na cozinha e outra no quarto. A terceira queda de árvore provocou danos na fiação telefônica e a quarta caiu em uma rua. Duas casas foram destelhadas. Ninguém se feriu.
MORTE
Edson Luiz Bueno Franco, de 39 anos, estava em sua casa, no bairro Vila Scheidt,
Deixe seu comentário