Marginal termina antes do Portal de Canoinhas, o que obriga motoristas a entrar na BR-280

CANOINHAS - O engenheiro chefe do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), Jeferson Bittencourt, esteve na terça-feira, 16, em Canoinhas. O engenheiro veio ver pessoalmente o que foi classificado por ele como ?um erro de engenharia de quem executou a obra da travessia urbana de Canoinhas?, que liga a avenida Expedicionário a avenida Rubens Ribeiro da Silva, por meio da BR-280.

O erro, levantado pelo Rotary de Canoinhas, que pediu que o engenheiro vistoriasse a obra e apontasse uma solução para o problema, se deve ao fato de que a marginal que existe nas laterais da rodovia termina antes que se possa entrar na avenida Rubens Ribeiro da Silva, no sentido Canoinhas-Porto União.

A idéia, que tem apoio da prefeitura de Canoinhas, é de que se estenda a marginal direita até o portal de entrada do município, evitando que motoristas tenham de cair na BR para conseguir entrar em Canoinhas.

Prefeito Leoberto Weinert (PMDB) vistoriou a rodovia junto de Bittencourt e afirmou disposição em auxiliar na obra. ?Há um erro aqui e precisamos consertar?, afirmou.

De acordo com Bittencourt não há necessidade de intervenção federal para que a obra seja licitada.

O primeiro passo será requerer junto a Celesc a retirada de um poste, que deve recuar para que a marginal seja estendida. O trecho não chega a 100 metros, mas pode evitar muitos acidentes na visão do presidente do Rotary de Canoinhas, Antonio Carlos Dias. ?Já aconteceu um acidente aqui, felizmente de pequenas proporções, mas outros poderão vir a acontecer se nada for feito?, advertiu.

 

IMPRUDÊNCIA

 

Além do perigo criado com o erro cometido pelos executores da obra, o fato de a marginal fechar em plena rodovia, estimula muitos motoristas a converter da direita para a esquerda pela marginal. Como precisa reduzir a velocidade para fazer a conversão, corre sério risco de ser surpreendido por um veículo em alta velocidade, que esteja transitando pela rodovia. Durante a vistoria de terça-feira, em menos de 15 minutos foram vistas duas conversões desse tipo.